GeoGebrando no mundo das Funções do Segundo Grau
Recurso Educacional Digital gamificado no GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p165-180Palavras-chave:
GeoGebra, Gamificação, Tecnologias da EducaçãoResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento e aplicação de um Recurso Educacional Digital (RED) gamificado no GeoGebra para o ensino de Funções do Segundo Grau. A pesquisa qualitativa seguiu três fases: desenvolvimento com base na Metodologia para Objetos de Aprendizagem (MOA), teste com Design Experiment e análise com o Modelo dos Campos Semânticos (MCS). Aplicado a estudantes do 1º ano do Ensino Médio, os resultados mostraram que a Gamificação combinada com o GeoGebra aumentou a dinamicidade e interatividade, promovendo o protagonismo do aluno e facilitando a visualização gráfica dos conceitos. Por exemplo, ao resolverem desafios interativos de lançar projéteis em alvos representados por parábolas, os estudantes demonstraram melhor compreensão dos efeitos dos coeficientes na concavidade e posição da função. A motivação em superar as fases incentivou a autonomia.
Downloads
Metrics
Referências
Albuquerque, L. De.; Santos, C.H. dos. (2009) O programa GeoGebra: relato de experiência no ensino de Geometria Plana de 5ª a 8ª séries e na socialização com professores da rede de ensino estadual.
Basniak, M. I., & Estevam, E. J. G. (2014). O GeoGebra e a Matemática da educação básica: frações, estatística, círculo e circunferência. Curitiba: Ithala.
Cataneo, V. I. (2011). O uso do software GeoGebra como ferramenta que pode facilitar o processo ensino-aprendizagem da Matemática no ensino fundamental séries finais. 2011. 86f. Monografia para o Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática do Centro Universitário Barriga Verde, Orleans.
Cobb, P., Confrey, J., DiSessa, A., Lehrer, R., & Schauble, L. (2003). Design Experiment in Educational Research. Eductional Researcher 32 (1): 9-13.
D’Ambrósio, U. (1999). Matemática dos Descobrimentos. Salvador: 8º EBEM.
Deterding, S., Khaled, R., Nacke, L. E., & Dixon, D. (2011). Gamification: Toward a Definition. in Proc. of the 2011. Annual Conference on Human factors in Computing Systems – CHI 2011, Vancouver, Canada.
Duarte, C. E. A. (2018). Análise de usabilidade do GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. 2018. 75f Monografia para Graduação em Engenharia de Software, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Kapp, K. M. (2012). The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. Califórnia: Pffeifer & Company.
Kenski, V. M. (2012). Educação e tecnologias: o novo ritmo. 8. ed. Campinas: Papirus.
Lima, E.L. (2006) A Matemática da Educação Básica. 9.ed. Rio de Janeiro: SBM.
Lins, R.C. (1999) Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo (ORG). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas (p. 75-94). 1ED. São Paulo: editora UNESP.
Maraia, L. O. (2022). Tecnologias e Educação: metodologias e estratégias para ações disruptivas. Diadema: V&V Editora, 2022. ISBN 978-65-88471-70-8.
MEC - Ministério da Educação. (2018). Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Brasília: Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33571
Minitab. (2019). Pesquisa Suporte ao Minitab 18. https://support.minitab.com/ptbr/minitab/18/getting-started/designing-an-experiment/.
Nascimento, I. M. do; Amaral Neto, J. R.; Silva Junior, L. O.; Costa, T. K. de L. & Oliveira, W. (2022) Os Efeitos da Gamificação Personalizada na Experiência de Ensino e Aprendizagem Durante o Ensino Remoto Emergencial. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 30, p. 210–236.
Padilha, R. (2018). O desafio da formação docente: potencialidades da Gamificação aliada ao GeoGebra. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática]. Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul.
Pinheiro, P. G. R. (2017). Criação e adaptação de jogos para o GeoGebra. 2017. 71f. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni.
Rezende, D. V., Borges, C., Fleith, D. De S., & Joly, M. C. R.A. (2016). Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade: Revisão da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão 36(4): 877-892.
Scortegagna, L. (2016). Objetos de Aprendizagem. Juiz de Fora: Cead.
Silva, M. (2000). Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quater.
Valente, J. A. (1999). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/ Núcleo de Informática Aplicada à Educação-NIED.
Zichermann, G. (2011). Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol: O'Reilly Media.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.