Análise das produções sobre funções reais em um curso online de GeoGebra

articulações com a BNCC usando o MaxQda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p181-209

Palavras-chave:

Análise Textual Discursiva, Codificação de dados, Curso online de GeoGebra

Resumo

No presente artigo, apresentamos um excerto de uma pesquisa de mestrado defendida em 2021, cujo objetivo foi identificar e analisar a partir dos módulos sobre funções nas edições 14, 15 e 16 de um curso online de GeoGebra, as produções dos cursistas sobre funções com uma variável real que podem ser articuladas com as habilidades correlatas da BNCC do Ensino Médio. Na metodologia, utilizamos uma abordagem qualitativa. O corpus da pesquisa foi constituído por 696 produções dos cursistas, coletadas na base de dados das três edições do curso online de GeoGebra por meio da ferramenta de coleta de dados do software MaxQda. A codificação e a análise dos dados foram conduzidas utilizando o software MaxQda e a Análise Textual Discursiva (ATD). No processo de categorização constituímos três categorias de análise: Tipos de funções com uma variável real; Finalidades do uso do GeoGebra no desenvolvimento das produções e Produções articuladas com as habilidades correlatas da BNCC do Ensino Médio. Na análise dos dados, constatamos dezessete tipos de funções com uma variável real, sendo predominantes as funções polinomiais de grau 1 e grau 2 e, evidenciamos que a maioria dos cursistas utilizaram o GeoGebra exclusivamente para construir e analisar gráficos. Além disso, identificamos produções que podem ser articuladas com doze das dezesseis habilidades da BNCC do Ensino Médio que versam sobre funções com uma variável real.

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Biografia do Autor

Joilson Ferreira de Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui dupla graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, 2017) e pela Universidade de Aveiro (UA, 2017), em Portugal. É mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UNEMAT (2021), campus de Barra do Bugres. Especialista em Tópicos Especiais em Matemática pelo Instituto Prominas (2018). Atualmente, é professor efetivo de Matemática na rede municipal de educação de Nova Mutum (MT). Foi bolsista do Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI (2013–2015), na Universidade de Aveiro, em Portugal, e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (2015–2017). 

William Vieira Gonçalves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciado em Matemática (UFMT, 2001), Especializado em Matemática Aplicada com Apoio Computacional ao Ensino (UFMT, 2003), Mestre em Educação com ênfase a Educação em Ciências (UFMT, 2007) e Doutor em Educação para a Ciência com ênfase a Informática na Educação para a Ciência e Matemática (UNESP, 2016). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/ Barra do Bugres, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Atualmente tem como principais interesses, pesquisa e extensão em atividades correlacionadas ao ensino de Ciências e Matemática com uso de tecnologias digitais.

Diego Piasson, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002), Especialização em Matemática (2005) , Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008), e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, na área de Matemática, pesquisador do Centro Tecnológico de Mato Grosso, líder do Grupo de Pesquisa em Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional, Coordenador do Ambiente UNEMAT de Empreendedorismo e Inovação da Região Sudoeste de Mato Grosso e professor no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT). Atualmente tem pesquisado temas relacionados ao ensino da Matemática e desenvolvimento do pensamento computacional por meio de plataformas de programação visual e robótica.

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

Carvalho, J. F. de, Gonçalves, W. V., & Piasson, D. . (2025). Análise das produções sobre funções reais em um curso online de GeoGebra: articulações com a BNCC usando o MaxQda. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 14(1), 181–209. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p181-209

Edição

Seção

Artigos