Análise das produções sobre funções reais em um curso online de GeoGebra
articulações com a BNCC usando o MaxQda
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p181-209Palavras-chave:
Análise Textual Discursiva, Codificação de dados, Curso online de GeoGebraResumo
No presente artigo, apresentamos um excerto de uma pesquisa de mestrado defendida em 2021, cujo objetivo foi identificar e analisar a partir dos módulos sobre funções nas edições 14, 15 e 16 de um curso online de GeoGebra, as produções dos cursistas sobre funções com uma variável real que podem ser articuladas com as habilidades correlatas da BNCC do Ensino Médio. Na metodologia, utilizamos uma abordagem qualitativa. O corpus da pesquisa foi constituído por 696 produções dos cursistas, coletadas na base de dados das três edições do curso online de GeoGebra por meio da ferramenta de coleta de dados do software MaxQda. A codificação e a análise dos dados foram conduzidas utilizando o software MaxQda e a Análise Textual Discursiva (ATD). No processo de categorização constituímos três categorias de análise: Tipos de funções com uma variável real; Finalidades do uso do GeoGebra no desenvolvimento das produções e Produções articuladas com as habilidades correlatas da BNCC do Ensino Médio. Na análise dos dados, constatamos dezessete tipos de funções com uma variável real, sendo predominantes as funções polinomiais de grau 1 e grau 2 e, evidenciamos que a maioria dos cursistas utilizaram o GeoGebra exclusivamente para construir e analisar gráficos. Além disso, identificamos produções que podem ser articuladas com doze das dezesseis habilidades da BNCC do Ensino Médio que versam sobre funções com uma variável real.
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