Aprendizagem significativa de conceitos matemáticos: um estudo sobre o uso do GeoGebra como um organizador prévio

Autores

  • Michele Carvalho de Barros Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Angela Mognon Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

GeoGebra, Educação Matemática, Teoria da Aprendizagem Significativa

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso do GeoGebra  nas aulas de matemática, baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa. Para tanto, desenvolvemos uma atividade com quatorze alunos do 1º período do curso de Engenharia de Alimentos de uma universidade do interior do Paraná. Os estudantes responderam um questionário composto de sete perguntas a respeito de um problema sobre lançamento obliquo. A pesquisa aponta que o GeoGebra pode ser utilizado nas aulas de matemática como um organizador prévio dos conteúdos a serem trabalhados, pois permite melhor visualizar o significado dos conceitos auxiliando no processo de aprendizagem significativa.

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Publicado

2012-05-30

Como Citar

Barros, M. C. de, Mognon, A., & Kato, L. A. (2012). Aprendizagem significativa de conceitos matemáticos: um estudo sobre o uso do GeoGebra como um organizador prévio. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), CCXCIV - CCCVII. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8391