Aprendizagem significativa de conceitos matemáticos: um estudo sobre o uso do GeoGebra como um organizador prévio

Authors

  • Michele Carvalho de Barros Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Angela Mognon Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

GeoGebra, Educação Matemática, Teoria da Aprendizagem Significativa

Abstract

Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso do GeoGebra  nas aulas de matemática, baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa. Para tanto, desenvolvemos uma atividade com quatorze alunos do 1º período do curso de Engenharia de Alimentos de uma universidade do interior do Paraná. Os estudantes responderam um questionário composto de sete perguntas a respeito de um problema sobre lançamento obliquo. A pesquisa aponta que o GeoGebra pode ser utilizado nas aulas de matemática como um organizador prévio dos conteúdos a serem trabalhados, pois permite melhor visualizar o significado dos conceitos auxiliando no processo de aprendizagem significativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2012-05-30

How to Cite

Barros, M. C. de, Mognon, A., & Kato, L. A. (2012). Aprendizagem significativa de conceitos matemáticos: um estudo sobre o uso do GeoGebra como um organizador prévio. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 1(1), CCXCIV - CCCVII. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8391