Atitudes dos alunos face ao GeoGebra – Construção e validação de um inventário

Autores

  • José Manuel Dos Santos Dos Santos Escola Secundária D. Afonso Sanches Instituto GeoGebra de Portugal http://www.geogebra.org.pt
  • Maria João Peres Agrupamento de Escolas de Águas Santas

Palavras-chave:

GeoGebra, atitudes, alunos

Resumo

Tendo em vista a construção autónoma de conhecimento matemático, é cada vez mais frequente o uso de aplicações de matemática dinâmica na sala de aula. Apesar do entusiasmo e adesão iniciais pela utilização de novas tecnologias, estudos anteriores (Santos e Fontaine, 2002) sugerem que, quanto mais profundo o uso da tecnologia, tanto mais esse ânimo tenderá a desaparecer, podendo mesmo assumir características inibidoras. Para aprofundar esta questão, o Instituto GeoGebra – Portugal entendeu desenvolver um inventário de atitudes dos alunos face ao GeoGebra. Este artigo apresenta o seu processo de construção e validação junto de 252 alunos. O inventário revelou-se fiável (α=0,908) e válido, com base numa análise fatorial com rotação Varimax, mas suscita reflexão sobre o número de fatores a reter (três ou quatro).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-03-14

Como Citar

Dos Santos, J. M. D. S., & Peres, M. J. (2012). Atitudes dos alunos face ao GeoGebra – Construção e validação de um inventário. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), XLVI - LXV. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8874