Atitudes dos alunos face ao GeoGebra – Construção e validação de um inventário

Autores

  • José Manuel Dos Santos Dos Santos Escola Secundária D. Afonso Sanches Instituto GeoGebra de Portugal http://www.geogebra.org.pt
  • Maria João Peres Agrupamento de Escolas de Águas Santas

Palavras-chave:

GeoGebra, atitudes, alunos

Resumo

Tendo em vista a construção autónoma de conhecimento matemático, é cada vez mais frequente o uso de aplicações de matemática dinâmica na sala de aula. Apesar do entusiasmo e adesão iniciais pela utilização de novas tecnologias, estudos anteriores (Santos e Fontaine, 2002) sugerem que, quanto mais profundo o uso da tecnologia, tanto mais esse ânimo tenderá a desaparecer, podendo mesmo assumir características inibidoras. Para aprofundar esta questão, o Instituto GeoGebra – Portugal entendeu desenvolver um inventário de atitudes dos alunos face ao GeoGebra. Este artigo apresenta o seu processo de construção e validação junto de 252 alunos. O inventário revelou-se fiável (α=0,908) e válido, com base numa análise fatorial com rotação Varimax, mas suscita reflexão sobre o número de fatores a reter (três ou quatro).

Downloads

Metrics

PDF views
428
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202674
|

Downloads

Publicado

2012-03-14

Como Citar

Dos Santos, J. M. D. S., & Peres, M. J. (2012). Atitudes dos alunos face ao GeoGebra – Construção e validação de um inventário. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), XLVI - LXV. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8874