As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial

Autores

  • Iara Leticia Leite de Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Simone Uchôas Guimarães Universidade Federal de Lavras
  • José Antônio Araújo Andrade Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

GeoGebra, Objetos de Aprendizagem, Ensino presencial e a distância

Resumo

Este artigo é um recorte de um projeto de pesquisa em que se desenvolve e analisa alguns objetos de aprendizagem – construídos a partir do software livre GeoGebra – utilizados no ensino superior no contexto da Educação a Distância e adaptados para o uso no ensino presencial, trabalhando com diferentes tipos de função. Uma das intencionalidades deste estudo é investigar o uso do GeoGebra como um elemento que  possibilita produzir materiais que contribuam para uma aprendizagem mais autônoma do estudante, pautada no desenvolvimento de processos de argumentação e validação em Matemática.

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Biografia do Autor

Iara Leticia Leite de Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Licencianda em Matemática - Universidade Federal de Lavras

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Publicado

2012-05-24

Como Citar

Oliveira, I. L. L. de, Guimarães, S. U., & Andrade, J. A. A. (2012). As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), CCLXV - CCLXXIX. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/9598