O diálogo e o GeoGebra na educação básica: implicações para os jovens futuros professores e sua formação
Keywords:
GeoGebra, Educação Matemática, DiálogoAbstract
Este artigo traz a pesquisa desenvolvida no grupo de trabalho no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência por um dos bolsistas, na aplicação de atividades matemáticas por meio do GeoGebra aos alunos da educação básica. Neste trabalho, contudo, privilegiamos o papel da linguagem nas construções dos sentidos matemáticos pelos alunos. Sendo assim, a comunicação nas aulas tem sido ressaltada na atualidade por desenvolver competências e habilidades nos alunos, onde tem nos sugerido um deslocamento de intepretações marcadas, sobretudo pela busca do diálogo como objeto de aprendizagem. O fortalecimento dos canais de diálogo e a efetiva participação dos alunos da educação básica, em particular na tarefa matemática qualificam e implicam em novos fazeres e saberes nas práticas de formação docente.
Downloads
Metrics
References
ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ARAÚJO, W. A.; GOMES, A. M. F. O geogebra como recurso didático no ensino da geometria analítica. V Coloquio Internacional "Educação e Contemporaniedade". São Cristovão, 2011.
BORBA, M. C. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a produção de Matemática. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, Curitiba, 2001.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, v. Tendências em Educação Matemática, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, D. C.; QUINTEIRO, J. A formação docente e o Pibid: dilemas e perspectivas em debate. EntreVer-Revista das Licenciaturas, v. 3, n. 4, 2013.
HOHENWARTER, M. GeoGegraQuickstart: Guia Rápido de Referência sobre o GeoGebra. Disponıvel em:< http://www. mtm. ufsc. br/~ jonatan/PET/geogebraquickstart_pt. pdf.>. Acesso em: 22/09/2017.
HOHENWARTER, M.; FUCHS, K. Combination of dynamic geometry, algebra and calculus in the software system GeoGebra. In: Computer Algebra Systems and Dynamic Geometry Systems in Mathematics Teaching Conference, 2004.
LACERDA, A. G. As tendências em educação matemática: reflexões a partir da prática da pesquisa. In: SILVA, M.L.; NAKAYMA, L.; PIMENTEL, M.A.S; SILVA; M.F.V. (Orgs). Novos saberes e fazeres nas políticas e práticas de formação docente. Belém: UFPA, 2016.
LÉVY, P. As Tecnologias da inteligência. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LÉVY, P. Inteligência coletiva. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
MEDEIROS, K. M. A comunicação na formação inicial de professores de matemática: concepções e práticas de explicação na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal, 2010.
MENEZES, L. Investigar para ensinar matemática: contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional do professor. Tese (Doutorado em Educação). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal, 2004.
PENTEADO, M.G. Rede de trabalho: expansão das possibilidades da informática na educação matemática da escola básica In: BICUDO, Maria AP. V., BORBA, Marcelo C. (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez Editora, p. 283-295, 2005.
PEREZ, G. Prática reflexiva do professor de matemática. In: BICUDO, Maria AP. V., BORBA, Marcelo C. (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez Editora, p. 250-263, PONTE, J. P. et al. Da formação ao desenvolvimento profissional. Actas do ProfMat, v. 98, n. 27-44, 1998.
SKOVSMOSE, O. Mathematics in action. In: BICUDO, Maria AP. V., BORBA, Marcelo C. (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez Editora, p. 30-57, 2005.
VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas/SP: UNICAMP/NIED, 1999.
ZANIN, A. C. O Logo na sala de aula de matemática da 6ª série do 1º grau. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1997.
ZULATTO, R. B. A. Professores de Matemática que Utilizam Softwares de Geometria Dinâmica: suas características e perspectivas. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.