O diálogo e o GeoGebra na educação básica: implicações para os jovens futuros professores e sua formação

Autores/as

  • Alan Gonçalves Lacerda UFPA/docente

Palabras clave:

GeoGebra, Educação Matemática, Diálogo

Resumen

Este artigo traz a pesquisa desenvolvida no grupo de trabalho no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência por um dos bolsistas, na aplicação de atividades matemáticas por meio do GeoGebra aos alunos da educação básica. Neste trabalho, contudo, privilegiamos o papel da linguagem nas construções dos sentidos matemáticos pelos alunos. Sendo assim, a comunicação nas aulas tem sido ressaltada na atualidade por desenvolver competências e habilidades nos alunos, onde tem nos sugerido um deslocamento de intepretações marcadas, sobretudo pela busca do diálogo como objeto de aprendizagem. O fortalecimento dos canais de diálogo e a efetiva participação dos alunos da educação básica, em particular na tarefa matemática qualificam e implicam em novos fazeres e saberes nas práticas de formação docente.

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Biografía del autor/a

Alan Gonçalves Lacerda, UFPA/docente

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT (2017) . Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará/UFPA (2010). Coordenador de área do PIBID/Matemática/Breves. Professor da UFPA, Campus de Breves.  

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Publicado

2018-06-13

Cómo citar

Lacerda, A. G. (2018). O diálogo e o GeoGebra na educação básica: implicações para os jovens futuros professores e sua formação. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 7(2), 29–44. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/34315

Número

Sección

Artigos