Demonstração da propriedade dos ângulos inscrito e central com auxílio do GeoGebra
Keywords:
GeoGebra, ângulo central de circunferência, ângulo inscrito de circunferência.Abstract
Neste trabalho realiza-se um estudo com os alunos da turma do 9º ano de escolaridade, de uma Escola do Ensino Secundário de Cabo Verde. Nesta comunicação, faz-se uma exposição, descrição e análise das atividades realizadas na referida escola. O objetivo desta pesquisa é conduzir os alunos a demonstrar a propriedade existente entre ângulo inscrito e ângulo central de uma circunferência, que se apoiam no mesmo arco, com recurso ao GeoGebra e, a partir dessa experiência, verificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Conclui-se que, o software da Geometria Dinâmica é um instrumento indulgente para a formalização da demonstração supramencionada.
Downloads
Metrics
References
DIAS FURTADO, J., GARCÍA-CABRERA, A. M. e GARCÍA-SOTO, M. G. (2017). Empreendedorismo em Economias em Desenvolvimento – Uma Aplicação ao Setor Turístico. Editora Dias Furtado, Lda, Praia, Cabo Verde.
FURTADO, N. V. K. D. E GONÇALVES, T. V. K. M. (2015). GeoGebra na descoberta de potencialidades cognitivas de problemas geométricos, II Colóquio cabo-verdiano de Educação. Políticas e práxis da Educação nas perspetivas e em contextos pós-coloniais – CEDU2015, Praia, 24 e 25 de abril, pp. 329–341.
GONÇALVES DA CRUZ, D. (2004). A utilização do ambiente dinâmico numa perspetiva construtivista para abordagem nos conteúdos de geometria analítica no ensino médio. VIII encontro nacional de educação matemática. Recife, julho de 2004, pp. 15- 18.
GRAVINA, M. A. (1996). Geometria Dinamica: Uma Nova Abordagem para o Aprendizado da Geometria. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Belo Horizonte, Brasil, novembro de 1996, pp. 1–13.
LIMA, M. L. DA S. E LINS, F. A. (2013). Uma proposta para o ensino e aprendizagem de geometria no ensino médio utilizando o Software GeoGebra. VII CIBEM, Montevideo, Uruguay, 16-20 de setembro de 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.