Funções reais de variável real: Estudo de funções afim e quadrática
Keywords:
Funções Afim e Quadrática, Software GeoGebraAbstract
A Matemática é de extrema importância na vida de todos e desempenha um papel importante para o desenvolvimento da sociedade e da tecnologia. No entanto, constata-se que ela é uma disciplina com elevado insucesso escolar, apesar dos esforços para reverter isso. O trabalho tem como objetivo desmistificar a ideia que a matemática só está ao alcance e compreensão de alguns, através de um estudo feito com um grupo de alunos repetentes na disciplina de Matemática que frequentam formação numa instituição de ensino superior em Cabo Verde. Os participantes foram desafiados com tarefas exploratórias sobre o estudo das funções reais de variável real com enfoque nas afim e quadrática utilizando o GeoGebra, proporcionando-lhes uma experiência diferente e apresentando a Matemática de forma interativa e atrativa.
Downloads
Metrics
References
AIRES, L. (2013). Conceitos de Matemática: Fundamentos para as ciências da vida. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo.
CABRAL, M. (2006). A utilização de jogos no ensino da Matemática. Monografia (Licenciatura em Matemática). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Recuperado de <http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/jogos/Marcos_Aurelio_Cabral.pdf>
PAGOTTO, M. (2015). A importância da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Recuperado de <http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-tecnologia-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem/138381/#ixzz4l9Fnyoh3>
PONTE, J.(2002). O ensino da matemática em Portugal: Uma prioridade educativa. Artigo apresentado na Conferência realizada no Seminário sobre “ O Ensino da Matemática: Situação e Perspectivas”, Lisboa.
RÉZIO, A. (2009). Dicionário ilustrado da matemática. Lisboa, Portugal: Dinalivro.
SANTOS, M. (2011). Novas Tecnologias no ensino de matemática: Possibilidades e desafios. Recuperado de http://pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/tics/101092011085446.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.