O uso do comando sequência na Elaboração de Simuladores com o software GeoGebra <br> Sequence command use in Simulators Elaboration with GeoGebra software

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i3p106-119

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Geometria dinâmica, Geometria tridimensional.

Resumo

Visando reportar as vantagens e potencialidades de outras funcionalidades menos conhecidas do software GeoGebra para realizar construções geométricas, objetivou-se apresentar o uso do comando sequência em experiências de Elaboração de Simuladores com o GeoGebra para a obtenção de desenhos dinâmicos. Para tanto, reportam-se algumas experiências dessa atividade em que se tentava representar peças de mecanismos nas janelas 2D e 3D do software. As experiências mostram a eficiência do comando sequência para resolver em menor tempo tarefas de construção geométrica, cuja resolução usando as ferramentas tradicionais do software precisaria de maior tempo e esforço. Nesse sentido, considera-se que a inclusão do comando sequência no repertório de ferramentas dos participantes da ESG pode melhorar suas técnicas de construção e, portanto, os desenhos dinâmicos que tentam obter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALQAHTANI, M. M.; POWELL, A. B. Instrumental Appropriation of a Collaborative, Dynamic-Geometry Environment and Geometrical Understanding. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, v. 4, n. 2, p. 72-83, 2016.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M.E. Humans-With-Media and the eorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005. v 39.

CASTILLO, L. A.; PRIETO, J. L. El uso de comandos y guiones en la elaboración de simuladores con GeoGebra. UNIÓN, n. 52, p. 250-262, 2018.

CLARK, D.; NELSON, B.; SENGUPTA, P.; D’ ANGELO, C. Rethinking science learning through digital games and simulations: Genres, examples, and evidence. Learning science: Computer games, simulations, and education workshop sponsored by the National Academy of Sciences. Anais [...], Washington, DC: 2009.

HOYLES, C. Transforming the mathematical practices of learners and teachers through digital technology. Research in Mathematics Education, v. 20, n. 3, p. 209-228, 2018.

LABORDE, C. Cabri-geómetra o una nueva relación con la geometría. In: PUIG, L. (Org.). Investigar y enseñar. Variedades de la educación matemática. Madrid: Una empresa docente, 1997. p. 33-48.

National Council of Teachers of Mathematics. Principles and Standards for School Mathematics. Reston, VA: Author, 2000.

OLIVERO, F.; ROBUTTI, O. Measuring in dynamic geometry environments as a tool for conjecturing and proving. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 12, n. 2, p. 135-156, 2007.

ROJANO, T. El futuro de las tecnologías digitales en la educación matemática: prospectiva a 30 años de investigación intensiva en el campo. Educación Matemática, v. 26, n. Especial, p. 11-30, 2014.

RUBIO, L.; PRIETO, J. L.; ORTIZ, J. La matemática en la simulación con GeoGebra. Una experiencia con el movimiento en caída libre. International Journal of Educational Research and Innovation (IJERI), v. 2, p. 90-111, 2016.

SANTOS-TRIGO, M.; REYES-RODRÍGUEZ, A. The use of digital technology in finding multiple paths to solve and extend an equilateral triangle task. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 47, n. 1, p. 58-81, 2016.

TROCKI, A.; HOLLEBRANDS, K. The Development of a Framework for Assessing Dynamic Geometry Task Quality. Digital Experiences in Mathematics Education, p. 1-29, 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Castillo, L. A., Gutiérrez Araujo, R. E., & Sánchez, I. C. (2020). O uso do comando sequência na Elaboração de Simuladores com o software GeoGebra &lt;br&gt; Sequence command use in Simulators Elaboration with GeoGebra software. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 9(3), 106–119. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i3p106-119

Edição

Seção

Relatos de Experiência