História da Matemática e Tecnologia: visualização de sequências recorrentes, algumas propriedades e a noção de tabuleiro 2D/3D
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p045-064Palabras clave:
História da Matemática, Sequência numérica, Professor de MatemáticaResumen
O estudo de sequências numéricas recorrentes costuma apresentar pouco espaço de discussão no contexto dos livros de História da Matemática no Brasil. No context da formação do professor de Matemática, a investigaçao em torno de conceitos matemáticos relacionados com diferentes formas de representação de sequências numéricas recorrentes adquire importância estratégica. Assim, o presente trabalho apresenta propriedades geométricas relacionadas com a noção de Tabuleiro que possui íntima relação com a noção de sequência numérica. Ademais, a visualização por intermédio do software GeoGebra permite explorar alguns exemplos de Tabuleiros 2D/3D relacionados com as sequências numéricas de Padovan, Pell e de Mersenne, além de possibilitar a construção de um cenário de aprendizagem difereniado para o professor de Matemática.
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