Modelagem trigonométrica de cálculo de distâncias usando GeoGebra
Palavras-chave:
Ambientes de aprendizagem, Modelagem Praxeológica, SoftwareResumo
Este artigo é parte do nosso trabalho de iniciação científica intitulado Estudo de técnicas computacionais para o ensino de trigonometria na Educação Básica, onde apresentamos uma Sequência Didática contendo um Dispositivo Experimentalcom catorze tarefas que corroboram para o estudo das técnicas computacionais necessárias na modelagem de umproblema que requer o cálculo de distâncias inacessíveis. Para tratarmos este tipo de problema, consideramos, inicialmente asua modelagem possível com técnicas do ambiente papel/lápis e posteriormente com as técnicas instrumentais do ambiente computacional (o GeoGebra). Neste último, destacam-se ascaracterísticas dinâmicas dos fenômenos inerentes ao problema, fornecendo sim, subsídios para o ensino e aprendizagem da Trigonometria mediado pelas ferramentas tecnológicas na Educação Básica.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.