Exercício de imaginação pedagógica sobre o uso de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino de trigonometria
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p104-122Palavras-chave:
Tecnologias digitais, GeoGebra, Ensino Médio, Imaginação pedagógica, TrigonometriaResumo
Considerando a relevância das tecnologias digitais no Ensino de Matemática, este trabalho teve como objetivo identificar possibilidades e potencialidades do uso de objetos virtuais de aprendizagem (OVA), visando o estudo de trigonometria e funções trigonométricas. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa propositiva, em que se analisa, por meio de um exercício de imaginação pedagógica, na perspectiva proposta por Skovsmose, uma sequência didática contendo OVA construídos no software GeoGebra. Além das percepções dos autores, professores que atuam no Ensino Médio também participaram da imaginação pedagógica. Destaca-se a possibilidade de manipulação dos OVA, proporcionando maior facilidade de entendimento dos conceitos, elementos e propriedades a serem explorados.
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