Vigotski e Bakhtin: a ação educacional como projeto dialógico de produção de sentido

Autores

  • Júlio Flávio de Figueiredo Fernandes Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Mauro Giffoni Carvalho Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Edson Nascimento Campos Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Vigotski, Bakhtin, Zona de desenvolvimento imediato, Dialogismo, Mediação

Resumo

Este texto se propõe a estabelecer um diálogo entre Vigotski e Bakhtin, tomando como parâmetros o quadro referencial de conceitos associados à orientação vigotskiana sobre Zona de Desenvolvimento Imediato e à orientação bakhtiniana sobre o dialogismo da linguagem. Utilizando tais parâmetros, propõe-se a refletir sobre a fundamentação do processo educacional através de princípios teóricos ou aforismas que afirmam a especificidade da mediação com que se realiza a relação educador/educando.

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Biografia do Autor

Júlio Flávio de Figueiredo Fernandes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Filosofia, professor e pesquisador no Mestrado em Educação, FAE-UEMG.

Mauro Giffoni Carvalho, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Comunicação e Cultura, professor e pesquisador em Educação, FAE-UEMG.

Edson Nascimento Campos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação, professor e pesquisador em Educação, FAE-UEMG.

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Fernandes, J. F. de F., Carvalho, M. G., & Campos, E. N. (2012). Vigotski e Bakhtin: a ação educacional como projeto dialógico de produção de sentido. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(2), Port. 95–108 / Eng. 95. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10259

Edição

Seção

Artigos