Vigotski e Bakhtin: a ação educacional como projeto dialógico de produção de sentido
Mots-clés :
Vigotski, Bakhtin, Zona de desenvolvimento imediato, Dialogismo, MediaçãoRésumé
Este texto se propõe a estabelecer um diálogo entre Vigotski e Bakhtin, tomando como parâmetros o quadro referencial de conceitos associados à orientação vigotskiana sobre Zona de Desenvolvimento Imediato e à orientação bakhtiniana sobre o dialogismo da linguagem. Utilizando tais parâmetros, propõe-se a refletir sobre a fundamentação do processo educacional através de princípios teóricos ou aforismas que afirmam a especificidade da mediação com que se realiza a relação educador/educando.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Metrics
Chargements des mesures ...
Téléchargements
Publié-e
2012-11-30
Comment citer
Fernandes, J. F. de F., Carvalho, M. G., & Campos, E. N. (2012). Vigotski e Bakhtin: a ação educacional como projeto dialógico de produção de sentido. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(2), Port. 95–108 / Eng. 95. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10259
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Les auteurs concèdent à la revue tous les droits d’auteurs en ce qui concernent les travaux publiés. Les concepts émis dans les articles signés sont d’absolue et exclusive responsabilité de leurs auteurs.