A criança com restrição verbal e o conceito de intercompreensão e multimodalidade na clínica da linguagem: um estudo de caso

Autores

  • Cristiane Alves Silva Fundação Catarinense de Educação Especial
  • Ana Paula Santana UFSC

Palavras-chave:

Neurolinguística discursiva, Multimodalidade, Restrição verbal, Dialogia, Intercompreensão

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de intercompreensão sob a ótica da Neurolinguística Discursiva. Como metodologia, foi realizado um estudo de caso de uma criança com perfil linguístico de restrição verbal, que diz respeito à dimensão dos enunciados que envolve as palavras e a sua morfologia. A interpretação dos dados ocorreu com base na perspectiva bakhtiniana, que aborda a “compreensão” como um processo ativo responsivo e a significação como emergente na relação entre enunciados. Os resultados evidenciaram que o conhecimento compartilhado entre as interlocutoras permitiu a construção conjunta da significação mesmo diante da restrição verbal, e aspectos como os elementos não verbais e o reconhecimento do papel ativo-responsivo da criança também favoreceram a intercompreensão. Conclui-se que a atenção aos diferentes recursos multimodais como modos de expressão legítimos possibilita às crianças com restrição verbal ocupar a posição de “falantes”, independentemente de seus modos de expressão.

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Publicado

2024-05-14

Como Citar

Alves Silva, C., & Santana, A. P. (2024). A criança com restrição verbal e o conceito de intercompreensão e multimodalidade na clínica da linguagem: um estudo de caso . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/62685

Edição

Seção

Artigos