Experimentação pós-moderna nos livros-álbum de Anthony Browne: a reinvenção de um cânone da Literatura Infantil e Juvenil

Autores

  • Carina Rodrigues Escola Superior de Educação de Lisboa – ESELx/IPL
  • Ana Isabel Pinto Escola Superior de Educação de Viana do Castelo – ESE/ IPVC

Palavras-chave:

Livro-álbum, Pós-modernidade, Intertextualidade, Metaficcção, Anthony Browne

Resumo

Este artigo[1] pretende evidenciar as características do livro-álbum pós-moderno, concretamente, na obra de Anthony Browne, criador britânico de reconhecido valor na conformação deste segmento privilegiado da edição infantojuvenil contemporânea, cuja narrativização resulta da relação triádica texto-imagem-suporte. A revisitação do conjunto da sua obra, a partir de um corpus necessariamente restrito e mais representativo, propõe evidenciar as potencialidades estético-literárias e formativas de uma produção sui generis, reconhecendo o seu contributo na consolidação de um novo paradigma da literatura para a infância. Partindo de anteriores investigações em torno das recentes tendências do livro-álbum, com destaque para teorizações relativas aos conceitos de intertextualidade e metaficcionalidade – estratégias fundadoras da “escrita” do autor apreciado –, observam-se procedimentos formais, retórico-estilísticos e ideotemáticos numa leitura dialógica das componentes verbal e visual, concluindo-se acerca das suas exigências ao nível da receção, bem como do seu impacto na educação literária, crítica e reflexiva dos seus destinatários preferenciais, embora não exclusivos.

 

[1] Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Rodrigues, Escola Superior de Educação de Lisboa – ESELx/IPL

Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação (ESE) de Lisboa, na ESE de Santarém e na ESE de Setúbal. É Doutorada em Literatura, pela Universidade de Aveiro (com uma tese subordinada ao tema “Palavras e imagens de mãos dadas. A arquitetura do álbum narrativo em Manuela Bacelar”, realizada com o apoio da FCT), Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade de Aveiro, e Licenciada em Educação de Infância, pela ESE de Coimbra. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UMinho) e membro colaborador do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, da Universidade de Aveiro. É membro da Rede Internacional LIJMI (USC, Espanha), colaborando com os grupos de pesquisa LITER21 e a Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil, ELOS (USC, Espanha), e do Grupo Internacional de Investigação IMAGO (Universidad de La Laguna, Tenerife, Espanha). Em Portugal, também integra o Grupo Internacional de Investigação sobre o “Livro-objeto” (iniciado no Departamento de Línguas e Culturas – Universidade de Aveiro) e o Grupo Protextos (CIDTFF, Universidade de Aveiro). É autora de estudos vários, em Portugal e no estrangeiro, com especial incidência nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil, da Educação Literária e Formação de Leitores.

Ana Isabel Pinto, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo – ESE/ IPVC

Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação (ESE) de Viana do Castelo, e na Escola Superior de Desporto e Educação (ESDE) no Instituto Politécnico Jean Piaget Norte. É Doutorada em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português, pela Universidade do Minho (com uma tese subordinada ao tema “A formação do professor de Português: o lugar da Educação Literária”, realizada com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia- FCT), Mestre em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português, pela Universidade do Minho, e Licenciada em Professores do Ensino Básico variante de Português e Inglês, pela ESE do Porto. É membro do Centro de Investigação & Inovação em Educação (InED- ESEPorto, ESEViana do Castelo) e da Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária (RECI-IPJPN). Integra o Grupo Protextos (CIDTFF, Universidade de Aveiro). É autora de vários estudos, em Portugal e no estrangeiro, com especial incidência nas áreas da Educação Literária e Formação de Leitores, da Didática do Português, da Supervisão Pedagógica em Ensino do Português e da Literatura Infantil e Juvenil.

Referências

AGUIAR E SILVA, Vítor de. Teoria da literatura. Coimbra: Livraria Almedina, 1999.

ANDRICAÍN, Sergio. Anthony Browne, un postmoderno en el universo del libro infantil. In: Hojas de lectura, n. 42. Bogotá: Fundalectura, 1996.

BAKHTIN, Mikhaïl. La poétique de Dostoïevski. Paris: Seuil, 1970.

BAKHTIN, Mikhaïl. Problemas da poética de Dostoïevski. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

BECKETT, Sandra Lee. Crossover Picturebooks: A Genre for All Ages. London: Routledge, 2012.

BELMIRO, Célia; ALMEIDA, Tatyane. Livro ilustrado e as narrativas mateficcionais para crianças. In: Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação, vol. 36, n. 1, 2018. pp. 151-171.

BROWNE, Anthony. About me. Anthony Browne Books, s.d. Disponível em http://www.anthonybrownebooks.com/about.

BROWNE, Anthony. Through the Magic Mirror. London: Hamish Hamilton, 1976.

BROWNE, Anthony. A Walk in the Park. London: Hamilton, 1977.

BROWNE, Anthony. Look What I've Got. London: MacRae Books, 1980.

BROWNE, Anthony. Hansel and Gretel. London: Walker Books, 1981.

BROWNE, Anthony. Gorilla. London: MacRae Books, 1983.

BROWNE, Anthony. Piggybook. London: MacRae Books, 1986.

BROWNE, Anthony. The Little Bear Book. London: Hamish Hamilton, 1988.

BROWNE, Anthony. A Bear-y Tale. London: Hamish Hamilton, 1989.

BROWNE, Anthony. The Tunnel. London: MacRae Books, 1989.

BROWNE, Anthony. Changes. London: MacRae Books, 1990.

BROWNE, Anthony. Willy and Hugh. London: MacRae Books, 1991.

BROWNE, Anthony. Zoo. London: MacRae Books, 1992.

BROWNE, Anthony. The Big Baby. Londres: MacRae Books, 1993.

BROWNE, Anthony. Willy the Dreamer. London: Walker Books, 1997.

BROWNE, Anthony. Voices in the Park. London: Doubleday, 1998.

BROWNE, Anthony. My Dad. London: Doubleday, 2000.

BROWNE, Anthony. Willy's Pictures. London: Walker Books, 2000.

BROWNE, Anthony. Animal Fair. London: Walker Books, 2002.

BROWNE, Anthony. Into the Forest. London: MacRae Books, 2004.

BROWNE, Anthony. My Mum. London: Doubleday, 2005.

BROWNE, Anthony. Silly Billy. London: Walker Books, 2006.

BROWNE, Anthony. My Brother. London: Doubleday, 2007.

BROWNE, Anthony. Little beauty. London: Walker Books, 2008.

BROWNE, Anthony. Me and You. London: Doubleday, 2010.

BROWNE, Anthony. How do you Feel? London: Walker Books, 2011.

BROWNE, Anthony. Anthony Browne (avec Joe Browne): Déclinaisons du jeu des formes. Paris: Kaléidoscope, 2011.

BROWNE, Anthony. One Gorilla, A Counting Book. London: Walker Books, 2012.

BROWNE, Anthony. Willy's Stories. London: Walker Books, 2014.

BROWNE, Anthony. Hide and Seek. London: Doubleday, 2017.

BROWNE, Anthony. Little Frida. London: Walker Books, 2019.

BROWNE, Anthony. Ernest the Elephant. London: Walker Books, 2021.

BROWNE, Anthony. A Boy, his Dog and the Sea. London: Walker Books, 2023.

DARWIN, Charles. A origem das espécies. Londres: John Murray, 1859.

DÍAZ ARMAS, Jesús. El mundo al revés en la literatura infantil. Actas del VII Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura. A Coruña: Diputación de A Coruña, 2004. pp. 549-559.

DODDS, Ian. Magic in the Mundane: A Glimpse at the Picture-Book Art of Anthony Browne. IBBY, 7 novembro 2018. Disponível em https://www.ibby.org.uk/magicinthemundane/.

FRAGA, Fernando José; BALÇA, Àngela; SASTRE, Moisés Selfa; CRUZ, Judite Zamith. A alteridade na Literatura Infantil contemporânea publicada no espaço ibérico: algumas vozes e configurações na construção do género. Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, n. 2, 2015, pp. 119-130.

GARRALÓN, Ana (s.d.). Anthony Browne: el planeta de los simios de peluche. Biblioteca Virtual Miguel Cervantes. Disponível em https://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/anthony-browne---el-planeta-de-los-simios-de-peluche-0/html/fff6f206-82b1-11df-acc7-002185ce6064_2.html.

GENETTE, Gérard. Palimpsestes: la littérature au second degré. Paris: Éditions du Seuil, 1982. [Col. Poétique.]

GENETTE, Gérard. Seuils. Paris: Éditions du Seuil, 1987.

GENETTE, Gérard. Métalepse. Paris: Éditions du Seuil, 2004.

GODINHO, Hélder. A ética do conto infantil. AAVV Actas do segundo Encontro de Literatura para a Infância. Coimbra, Instituto politécnico de Coimbra, 1989. p. 67-73.

HORNBERG, Brian Alan. Beyond the Word/Image Dialectic: A Visual Grammar for Contemporary Picturebooks. Tese (Mestrado em Artes). Universidade da Colúmbia Britânica, Canada, 2004. Disponível em: https://open.library.ubc.ca/media/stream/pdf/831/1.0091563/1.

HUTCHEON, Linda. A Poetics of Postmodernism. History, Theory, Fiction. New York: Routledge,1988.

JONES, Tony. Independent Author Anthony Browne Hails ‘Best Job in the World’ after Being Made a CBE. Independent, 14 de dezembro de 2021. Disponível em: https://www.independent.co.uk/news/uk/princess-royal-cbe-windsor-castle-b1975826.html.

KLIBANSKI, Mónica. El origen de una especie: los libros álbum de Anthony Browne. CLIJ. Cuadernos de Literatura Infantil y Juvenil, 2011. pp. 7-14. Disponível em https://prensahistorica.mcu.es/es/catalogo_imagenes/grupo.do?path=2000607273.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. S. Paulo: Perspectiva, 1974. tradução do russo de Lúcia Helena França Ferraz.

KÜMMERLING-MEIBAUER, Bettina. From Baby Books to Picturebooks for Adults: European Picturebooks in the New Millennium. Word & Image, vol. 31, n. 3, 2015. pp. 249-264.

KÜMMERLING-MEIBAUER, Bettina (Ed.). The Routledge Companion to Picturebooks. London: Routledge, 2018.

MENDOZA FILLOLA, Antonio. El intertexto lector: El espacio de encuentro de las aportaciones del texto con las del lector. Cuenca: Universidad de Castilla – La Mancha, 2001.

MCCALLUM, Robyn. Metafictions and Experimental Work. In Peter Hunt (Ed.), International Companion Encyclopedia of Children’s Literature. New York, NY: Routledge, 1996. pp. 397-409.

MCKEE, David. Elmer. Londres: Dobson Books, 1968.

MODESTO, António. Anthony Browne. In: José António Gomes (Ed.). Malasartes: cadernos de literatura para a infância e a Juventude. número 6. Campo das Letras, 2001. pp. 3-6.

MOUSSA, Ben Maher. When the Silent Child Speaks: Identity and Subversion in Anthony Browne's Voices in the Park. 3L: Language, Linguistics, Literatura. Southeast Asian Journal of English Language Studies, vol. 29, n. 2, Junho de 2023. pp. 44-56. Disponível em: http://doi.org/10.17576/3L-2023-2902-04.

MOYA GUIJARRO, Arsenio Jesús. Textual Functions of Metonymies in Anthony Browne’s Picture Books: A Multimodal Approach. Text & Talk - An Interdisciplinary Journal of Language Discourse Communication Studies, vol. 39, n. 3, 2019. pp. 389-413.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. How Picturebooks Work. London: Garland, 2001.

NOUWEN, Henri O regresso do filho pródigo - Meditações perante um quadro de Rembrandt. Braga: Apostulado da Oração, 2005.

ORLANDI, Eni . Análise do discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 2015.

PANTALEO, Sylvia. Young Children Interpret the Metafictive in Anthony Browne’s Voices in the Park. Journal of Early Childhood Literacy, vol. 4, issue 2, 2004. pp. 211-233.

PANTALEO, Sylvia. The Metafictive Nature of Postmodern Picturebooks. The Reading Teacher, Vol. 67, Issue 5, 2014. pp. 324-332.

PINTO, Ana Isabel. A mobilização de conhecimentos durante a leitura, na aula de Língua Portuguesa. Braga, Universidade do Minho, 2010.

PINTO, Ana Isabel. A formação do professor de Língua Portuguesa: o lugar da educação literária. Braga, Universidade do Minho, 2020.

PERROT, Jean. Winner of the 2000 Andersen Illustrated Award Anthony Browne: an English Promenade. Bookbird, a Jornal of International Children’s Literature: Special Issues - the Hans Christian Andersen Awards 2000, n. 3. IBBY, 2000. pp. 11-16.

PRADES, Dolores. Passado e futuro do livro álbum. Revista Emília, 2016. Disponível em: https://emilia.org.br/passado-e-futuro-do-livro-album/.

RAMOS, Ana Margarida. O relevo da materialidade na era da desmaterialização: para uma leitura do livro como objeto. In: Xavier Frías Conde; Carlos Lapeña Morón; Brígida Pastor Pastor; Carmen Ferreira Boo (Eds.). La LIJ: la guarida del león y la leona / A LIJ: o covil do leão e da leoa / A LIX: o tobo do león e da leoa. Toledo/Quito: Ianua Editora, 2021. pp. 12-33.

RAMOS, Ana Margarida; NAVAS, Diana. Textos que se (des)constroem: metaficção e intertextualidade na ficção juvenil contemporânea. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 38, n. 3, July-Sept., 2016. pp. 223-231.

RODRIGUES, Carina. Palavras e imagens de mãos dadas. A arquitetura do álbum narrativo em Manuela Bacelar. Tese (Doutoramento em Literatura). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/10586.

RODRIGUES, Carina. Livros que interagem com o leitor: aspetos da metaficcionalidade no livro-objeto. In: RAMOS, Ana Margarida (Org.). Livro-objeto. Metaficção, hibridismo e intertextualidade. V. N. Famalicão: Edições Húmus, 2022. pp. 135-146.

RUMELHART, David. Schemata: The Building Blocks of Cognition. In: Spiro, Rand; Bruce, Bertram; Brewer, William (eds.). Theoretical Issues in Reading Comprehension. Hillsdale, N. Jersey: Erlbaum, 1980. pp. 38-58.

SÁNCHEZ-FORTÚN, José Manuel de Amo. El papel del álbum en el desarrollo del intertexto lector. Campo Abierto, n. 28, 2005. pp. 61-80.

SHI, Xiaofei. Differences, Idiosyncrasies, and Shared Humanity: Reconceptualising Crossover Literature. International Research in Children's Literature, vol. 15, issue 2, 2022. pp. 178-190.

SILVA, Sara Reis da. O conto em forma(to) de álbum para a infância: o caso de Anthony Browne. Mutações do conto nas sociedades contemporâneas. Edições Húmus, 2014. pp. 93-101.

SILVA, Sara Reis da. Longe do lar, perto de uma casa ilusória: os álbuns narrativos Hansel e Gretel de Anthony Browne e Kveta Pacovska. Textura, vol. 21, n. 45, 2019. pp. 88-106.

SILVA, Susana. A ilustração portuguesa para a infância no século XX e movimentos artísticos: influências mútuas, convergências estéticas. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) Universidade do Minho, Braga, 2011. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/19682.

SILVEIRA, Ana Paula, ROHLING, Nivea; RODRIGUES, Rosângela. A análise dialógica dos gêneros do discurso e os estudos de letramento. Santa Catarina: Dioesc, 2012.

SILVEIRO, Rosa Maria Hessel; MELLO, Darlize Teixeira de; BARBOSA, Liége Freitas. Lendo Vozes no parque, de Anthony Browne: um estudo da recepção por crianças de diferentes contextos. Revista Graphos, vol. 22, n. 2, 2020. pp. 133-163.

SILVA-DÍAZ ORTEGA, Cecilia. Libros que enseñan a leer: Álbumes metaficcionales y conocimiento literário. Tese (doutoramento em Ciências Experimentais/Literatura). Universidad Autonoma de Barcelona, Barcelona, 2005. Disponível em: https://www.tesisenred.net/bitstream/handle/10803/4667/mcsdo1de1.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

SIPE, Lawrence; PANTALEO, Sylvia (Eds.). Postmodern Picturebooks: Play, Parody, and Self-Referentiality. New York: Routledge, 2008.

SAMOYAULT, Tiphaine. L’ intertextualité. Mémoire de la littérature. Paris: Éditions Nathan, 2001.

TABERNERO SALA, Rosa. Leer com la manos. La materialidade em la construcción de los libros infantiles. III ciclo de Webinars do CIEC. 20 de outubro de 2023. Braga: CIEC-Universidade do Minho, 2023.

VAN DER LINDEN, Sophie. Album[s]. Paris: Éditions De Facto/Actes Sud, 2013.

WAUGH, Patricia. Metafiction: The Theory and Practice of Self-Conscious Fiction. Londres: Routledge, 1984.

WALTY, Ivete; CURY, Maria Zilda. Intertextualidade. In: Carlos Ceia (Coord.). E-Dicionário de termos literários, 2005.

Publicado

2024-08-14

Como Citar

Rodrigues, C., & Pinto, A. I. (2024). Experimentação pós-moderna nos livros-álbum de Anthony Browne: a reinvenção de um cânone da Literatura Infantil e Juvenil . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/64072

Edição

Seção

Artigos