Experimentação pós-moderna nos livros-álbum de Anthony Browne: a reinvenção de um cânone da Literatura Infantil e Juvenil

Auteurs-es

  • Carina Rodrigues Escola Superior de Educação de Lisboa – ESELx/IPL
  • Ana Isabel Pinto Escola Superior de Educação de Viana do Castelo – ESE/ IPVC

Mots-clés :

Livro-álbum, Pós-modernidade, Intertextualidade, Metaficcção, Anthony Browne

Résumé

Este artigo[1] pretende evidenciar as características do livro-álbum pós-moderno, concretamente, na obra de Anthony Browne, criador britânico de reconhecido valor na conformação deste segmento privilegiado da edição infantojuvenil contemporânea, cuja narrativização resulta da relação triádica texto-imagem-suporte. A revisitação do conjunto da sua obra, a partir de um corpus necessariamente restrito e mais representativo, propõe evidenciar as potencialidades estético-literárias e formativas de uma produção sui generis, reconhecendo o seu contributo na consolidação de um novo paradigma da literatura para a infância. Partindo de anteriores investigações em torno das recentes tendências do livro-álbum, com destaque para teorizações relativas aos conceitos de intertextualidade e metaficcionalidade – estratégias fundadoras da “escrita” do autor apreciado –, observam-se procedimentos formais, retórico-estilísticos e ideotemáticos numa leitura dialógica das componentes verbal e visual, concluindo-se acerca das suas exigências ao nível da receção, bem como do seu impacto na educação literária, crítica e reflexiva dos seus destinatários preferenciais, embora não exclusivos.

 

[1] Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.

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Bibliographies de l'auteur-e

Carina Rodrigues, Escola Superior de Educação de Lisboa – ESELx/IPL

Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação (ESE) de Lisboa, na ESE de Santarém e na ESE de Setúbal. É Doutorada em Literatura, pela Universidade de Aveiro (com uma tese subordinada ao tema “Palavras e imagens de mãos dadas. A arquitetura do álbum narrativo em Manuela Bacelar”, realizada com o apoio da FCT), Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade de Aveiro, e Licenciada em Educação de Infância, pela ESE de Coimbra. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UMinho) e membro colaborador do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, da Universidade de Aveiro. É membro da Rede Internacional LIJMI (USC, Espanha), colaborando com os grupos de pesquisa LITER21 e a Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil, ELOS (USC, Espanha), e do Grupo Internacional de Investigação IMAGO (Universidad de La Laguna, Tenerife, Espanha). Em Portugal, também integra o Grupo Internacional de Investigação sobre o “Livro-objeto” (iniciado no Departamento de Línguas e Culturas – Universidade de Aveiro) e o Grupo Protextos (CIDTFF, Universidade de Aveiro). É autora de estudos vários, em Portugal e no estrangeiro, com especial incidência nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil, da Educação Literária e Formação de Leitores.

Ana Isabel Pinto, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo – ESE/ IPVC

Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação (ESE) de Viana do Castelo, e na Escola Superior de Desporto e Educação (ESDE) no Instituto Politécnico Jean Piaget Norte. É Doutorada em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português, pela Universidade do Minho (com uma tese subordinada ao tema “A formação do professor de Português: o lugar da Educação Literária”, realizada com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia- FCT), Mestre em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português, pela Universidade do Minho, e Licenciada em Professores do Ensino Básico variante de Português e Inglês, pela ESE do Porto. É membro do Centro de Investigação & Inovação em Educação (InED- ESEPorto, ESEViana do Castelo) e da Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária (RECI-IPJPN). Integra o Grupo Protextos (CIDTFF, Universidade de Aveiro). É autora de vários estudos, em Portugal e no estrangeiro, com especial incidência nas áreas da Educação Literária e Formação de Leitores, da Didática do Português, da Supervisão Pedagógica em Ensino do Português e da Literatura Infantil e Juvenil.

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Publié-e

2024-09-02

Comment citer

Rodrigues, C., & Pinto, A. I. (2024). Experimentação pós-moderna nos livros-álbum de Anthony Browne: a reinvenção de um cânone da Literatura Infantil e Juvenil . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(3). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/64072

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