A abordagem da multimodalidade no planejamento de situações de mediação de obras literárias digitais: um estudo de caso no GRETEL

Autores

  • Giselly Lima de Moraes Universidade Federal da Bahia
  • Martina Fittipaldi Universidade Autônoma de Barcelona

Palavras-chave:

Multimodalidade, Ficção digital, Leitura literária, Reflexão docente

Resumo

Neste artigo, discutem-se as estratégias utilizadas por onze docentes, participantes de um projeto de pesquisa em didática da literatura, desenvolvido em Barcelona, Espanha, o qual aborda a multimodalidade em obras de ficção digital. São examinadas, a partir de uma perspectiva qualitativa, falas dos sujeitos sobre o processo de produção de sentidos, bem como identificados os desafios interpretativos que emergem na leitura dessas obras durante a elaboração de dispositivos didáticos para uso em sala de aula. A análise se fundamenta em estudos sobre multimodalidade, intermidialidade e ficção digital, aplicados para examinar gravações em vídeo das reuniões de socialização dos docentes sobre a leitura das obras. Como resultados, foram identificadas estratégias relacionadas à necessidade de uma leitura detalhada para observação das relações entre os modos semióticos, à análise de seu papel na obra e ao cotejo com outros sistemas culturais. Também foi verificada, na experiência de leitura, a existência de desafios relacionados às novas formas de narrar proporcionadas pelo ambiente digital.

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Biografia do Autor

Giselly Lima de Moraes, Universidade Federal da Bahia

Doutora em educação e professora da Universidade Federal da Bahia – UFBA/BA, Faculdade de Educação, Departamento de Educação II, Vale do Canela, Salvador, Bahia, Brasil;

Martina Fittipaldi, Universidade Autônoma de Barcelona

Doutora em Didátida da Língua e da Literatura e docente da Universidade Autônoma de Barcelona - UAB, Faculdade de Educação, Departamento de Didática da Língua e da Literatura, e das Ciências Sociais, Campus Bellaterra, Barcelona, Espanha

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Lima de Moraes, G., & Fittipaldi, M. (2024). A abordagem da multimodalidade no planejamento de situações de mediação de obras literárias digitais: um estudo de caso no GRETEL . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/64197

Edição

Seção

Artigos