A abordagem da multimodalidade no planejamento de situações de mediação de obras literárias digitais: um estudo de caso no GRETEL
Mots-clés :
Multimodalidade, Ficção digital, Leitura literária, Reflexão docenteRésumé
Neste artigo, discutem-se as estratégias utilizadas por onze docentes, participantes de um projeto de pesquisa em didática da literatura, desenvolvido em Barcelona, Espanha, o qual aborda a multimodalidade em obras de ficção digital. São examinadas, a partir de uma perspectiva qualitativa, falas dos sujeitos sobre o processo de produção de sentidos, bem como identificados os desafios interpretativos que emergem na leitura dessas obras durante a elaboração de dispositivos didáticos para uso em sala de aula. A análise se fundamenta em estudos sobre multimodalidade, intermidialidade e ficção digital, aplicados para examinar gravações em vídeo das reuniões de socialização dos docentes sobre a leitura das obras. Como resultados, foram identificadas estratégias relacionadas à necessidade de uma leitura detalhada para observação das relações entre os modos semióticos, à análise de seu papel na obra e ao cotejo com outros sistemas culturais. Também foi verificada, na experiência de leitura, a existência de desafios relacionados às novas formas de narrar proporcionadas pelo ambiente digital.
Téléchargements
Références
AARSETH, Espen. Doors and Perception: Fiction vs. Simulation in Games. Intermédialités / Intermediality, v. 9, n. 1, pp. 35–44, October 2011. DOI: https://doi.org/10.7202/1005528ar.
ALIAGAS, Cristina; MARGALLO, Ana María. Children’s Responses to the Interactivity of e-Storybooks in Family Shared Reading Events Involving the iPad. Literacy, v. 51, n. 1, pp. 44-52, January 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/lit.12089.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAKER, Linda; DREHER, Mariam; GUTHRIE, John. Engaging Young Readers: Promoting Achievement and Motivation. Solving Problems in the Teaching of Literacy. New York: Guilford Publications, 2000.
BELLEI, Sérgio Luiz Prado. Narrativa, poesia e hipertexto. Itinerários, Araraquara, n. 24, p. 247-259, Dezembro 2006. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/2638. Acesso em 15 de outubro, 2023.
CAZDEN, Courtney, COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, James; KALANTZIS, Mary; KRESS, Gunther; LUKE, Allan. LUKE, Carmen; MICHAELS, Sarah. NAKATA, Martin. Uma pedagogia dos multiletramentos. In: RIBEIRO, Ana Elisa; CORRÊA, Hércules Tolêdo (Orgs). Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. Trad. Adriana Alves Pinto. Belo Horizonte: LED, 2021. Disponível em: https://www.led.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/275/2021/10/Uma-pedagogia-dos-multiletramentos.pdf. Acesso em 26 de outubro, 2023.
CHAMBERS, Aidan. Tell Me (Children, Reading & Talk) With the Reading Environment. United Kingdom: Thimble Press, 2011.
CIXOUS, Mikaël; BIRGÉ, Mikaël; FRANCK, Mathias. Boum! Paris: Les Inéditeurs. Versão 1.0. Apple App Store, 2015. Disponível em: https://www.lesinediteurs.com/realisations/boum-un-recit-horizontal2/. Acesso em 23 de outubro, 2023.
CORRERO, Cristina; REAL, Neus (orgs.) La formación de lectores literarios en la Educación Infantil. Barcelona: Octaedro, 2019.
DELBRAYELLE, Anne; DUSZYNSKI, Manuelle. De la difficulté à se construire comme un sujet lecteur didactique quand on est professeur des écoles stagiaire. In: LEBRUN, Marlene; ROUXEL, Annie; VARGAS, Claude (orgs.). La littérature et l’école. Enjeux, résistances, perspectives. Aixen-Provence: Publications de l’Université de Provence, 2007.
DOMINGUES, Diana. Ciberestética e engenharia dos sentidos na Software Art. In: SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila (orgs.). Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: Educ, 2011. p. 55-82.
FITTIPALDI, Martina; CORRERO, Cristina. Contribuciones de la investigación al estudio de la literatura infantil y juvenil y la educación literaria. TEXTURA. Revista de Educação e Letras, v. 25, n. 63, p. 77-89, Jul/Set 2023. DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.63.05.
GOODBREY, Daniel. The Empty Kingdom. Welwyn Garden City: E-merl, 2014. Disponível em: https://www.miniplay.com/game/the-empty-kingdom. Acesso em 23 de outubro, 2023.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
KRESS, Gunther. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. London & New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2010.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Graphic Design. London: Routledge, 1996.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary communication. London: Edward Arnold, 1998.
MANRESA, Mireia; REAL, Neus. (orgs.). Digital Literature for Children: Texts, Readers and Educational Practices. Berlin: Peter Lang, 2015.
MARGALLO, Ana María. Cuestiones metodológicas en torno a la investigación de las respuestas lectoras a álbumes ilustrados. Cultura & Educación, v. 25, n. 4 p. 467-478, January 2013. DOI: https://doi.org/10.1174/113564013808906780.
MUNITA, Felipe. El sujeto lector didáctico: “lectores que enseñan y profesores que leen”. Alabe. Revista De Investigación Sobre Lectura Y Escritura, Almería, v. 17, January-June, 2018. DOI: https://doi.org/10.15645/Alabe2018.17.2. Acesso em 2 de abril, 2024.
RAMADA-PRIETO, Lucas. Esto no va de libros. 2017. 532 f. Tese (Doutorado em Didática da língua e da literatura) – Faculdade das Ciências em Educação, Universidade Autônoma de Barcelona, Bellaterra, 2017.
RAMADA-PRIETO, Lucas; FITTIPALDI, Martina; MANRESA, Mireia. Understand (through) Drifting: Characterization of the Average Empirical Reader in The Empty Kingdom. Ocnos. Journal of Reading Research, Budapest, v. 20, n. 1, pp. 96–107, March 2021. DOI: https://www.revistaocnos.com/index.php/ocnos/article/view/311.
ROSENBLATT, Louise M. Literature as Exploration. New York: Modern Language Association of America, 2014.
RUIZ BOLIVAR, Carlos. Mediación de estrategias metacognitivas en tareas divergentes y transferencia recíproca. Investigación y Postgrado, Caracas, v. 17, n. 2, p. 53-82, October 2002. Disponível em: https://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1316-00872002000200003&lng=es&nrm=iso. Acesso em 26 outubro, 2023.
RYAN, Marie-Laure. Avatars of Story. V. 17. Mineapolis: University of Minnesota Press, 2006.
SANTAELLA, Lucia. A estética das linguagens líquidas. In: SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila (orgs.) Estéticas tecnológicas: Novos modos de sentir. São Paulo: Educ, 2011. p. 35-55.
SHIMAMURA, Arthur. Toward a Cognitive Neuroscience of Metacognition. Conscious Cognition, Tartu, v. 9, n. 2, p. 313-326, June 2000. DOI: 10.1006/ccog.2000.0450.
SOUZA, Solange Jobim; CARVALHO, Cíntia de Sousa. Ética e pesquisa: o compromisso com o discurso do outro. Rev. Polis Psique, Porto Alegre, v. 6, n. spe, p. 98-112, Janeiro 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-152X2016000100008&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 23 de outubro, 2023.
TURRION, Celia. Narrativa infantil y juvenil digital. ¿Qué ofrecen las nuevas formas al lector literario? 2014. 550f. Tese (Doutorado em Didática da língua e da literatura) – Faculdade das Ciências em Educação, Universidade Autônoma de Barcelona, Bellaterra, 2014.
UNSWORTH, Len; MILLS, Kathy. Multimodal Literacy. Curriculum and Pedagogy, Technology and Education, Languages and Literacies. Oxford Research Encyclopedia of Education, Oxford, 2017. DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.232.
WIESNER, David. Spot. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, Apple App Store, 2015. https://www.hmhco.com/about-us/press-releases/spot. Acesso em 23 de outubro, 2023.
WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nova era. Trad. Rodolfo Ilari, Mayumi Ilari. São Paulo: Contexto, 2018.
WOLF, Werner. O conceito de “Transmidialidade” e um exemplo: Repetição através das Artes/Mídias. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 213–232, May 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.35451.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Les auteurs concèdent à la revue tous les droits d’auteurs en ce qui concernent les travaux publiés. Les concepts émis dans les articles signés sont d’absolue et exclusive responsabilité de leurs auteurs.