A abordagem da multimodalidade no planejamento de situações de mediação de obras literárias digitais: um estudo de caso no GRETEL

Autores

  • Giselly Lima de Moraes Universidade Federal da Bahia
  • Martina Fittipaldi Universidade Autônoma de Barcelona

Palavras-chave:

Multimodalidade, Ficção digital, Leitura literária, Reflexão docente

Resumo

Neste artigo, discutem-se as estratégias utilizadas por onze docentes, participantes de um projeto de pesquisa em didática da literatura, desenvolvido em Barcelona, Espanha, o qual aborda a multimodalidade em obras de ficção digital. São examinadas, a partir de uma perspectiva qualitativa, falas dos sujeitos sobre o processo de produção de sentidos, bem como identificados os desafios interpretativos que emergem na leitura dessas obras durante a elaboração de dispositivos didáticos para uso em sala de aula. A análise se fundamenta em estudos sobre multimodalidade, intermidialidade e ficção digital, aplicados para examinar gravações em vídeo das reuniões de socialização dos docentes sobre a leitura das obras. Como resultados, foram identificadas estratégias relacionadas à necessidade de uma leitura detalhada para observação das relações entre os modos semióticos, à análise de seu papel na obra e ao cotejo com outros sistemas culturais. Também foi verificada, na experiência de leitura, a existência de desafios relacionados às novas formas de narrar proporcionadas pelo ambiente digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselly Lima de Moraes, Universidade Federal da Bahia

Doutora em educação e professora da Universidade Federal da Bahia – UFBA/BA, Faculdade de Educação, Departamento de Educação II, Vale do Canela, Salvador, Bahia, Brasil;

Martina Fittipaldi, Universidade Autônoma de Barcelona

Doutora em Didátida da Língua e da Literatura e docente da Universidade Autônoma de Barcelona - UAB, Faculdade de Educação, Departamento de Didática da Língua e da Literatura, e das Ciências Sociais, Campus Bellaterra, Barcelona, Espanha

Referências

AARSETH, Espen. Doors and Perception: Fiction vs. Simulation in Games. Intermédialités / Intermediality, v. 9, n. 1, pp. 35–44, October 2011. DOI: https://doi.org/10.7202/1005528ar.

ALIAGAS, Cristina; MARGALLO, Ana María. Children’s Responses to the Interactivity of e-Storybooks in Family Shared Reading Events Involving the iPad. Literacy, v. 51, n. 1, pp. 44-52, January 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/lit.12089.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAKER, Linda; DREHER, Mariam; GUTHRIE, John. Engaging Young Readers: Promoting Achievement and Motivation. Solving Problems in the Teaching of Literacy. New York: Guilford Publications, 2000.

BELLEI, Sérgio Luiz Prado. Narrativa, poesia e hipertexto. Itinerários, Araraquara, n. 24, p. 247-259, Dezembro 2006. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/2638. Acesso em 15 de outubro, 2023.

CAZDEN, Courtney, COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, James; KALANTZIS, Mary; KRESS, Gunther; LUKE, Allan. LUKE, Carmen; MICHAELS, Sarah. NAKATA, Martin. Uma pedagogia dos multiletramentos. In: RIBEIRO, Ana Elisa; CORRÊA, Hércules Tolêdo (Orgs). Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. Trad. Adriana Alves Pinto. Belo Horizonte: LED, 2021. Disponível em: https://www.led.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/275/2021/10/Uma-pedagogia-dos-multiletramentos.pdf. Acesso em 26 de outubro, 2023.

CHAMBERS, Aidan. Tell Me (Children, Reading & Talk) With the Reading Environment. United Kingdom: Thimble Press, 2011.

CIXOUS, Mikaël; BIRGÉ, Mikaël; FRANCK, Mathias. Boum! Paris: Les Inéditeurs. Versão 1.0. Apple App Store, 2015. Disponível em: https://www.lesinediteurs.com/realisations/boum-un-recit-horizontal2/. Acesso em 23 de outubro, 2023.

CORRERO, Cristina; REAL, Neus (orgs.) La formación de lectores literarios en la Educación Infantil. Barcelona: Octaedro, 2019.

DELBRAYELLE, Anne; DUSZYNSKI, Manuelle. De la difficulté à se construire comme un sujet lecteur didactique quand on est professeur des écoles stagiaire. In: LEBRUN, Marlene; ROUXEL, Annie; VARGAS, Claude (orgs.). La littérature et l’école. Enjeux, résistances, perspectives. Aixen-Provence: Publications de l’Université de Provence, 2007.

DOMINGUES, Diana. Ciberestética e engenharia dos sentidos na Software Art. In: SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila (orgs.). Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: Educ, 2011. p. 55-82.

FITTIPALDI, Martina; CORRERO, Cristina. Contribuciones de la investigación al estudio de la literatura infantil y juvenil y la educación literaria. TEXTURA. Revista de Educação e Letras, v. 25, n. 63, p. 77-89, Jul/Set 2023. DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.63.05.

GOODBREY, Daniel. The Empty Kingdom. Welwyn Garden City: E-merl, 2014. Disponível em: https://www.miniplay.com/game/the-empty-kingdom. Acesso em 23 de outubro, 2023.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

KRESS, Gunther. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. London & New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2010.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Graphic Design. London: Routledge, 1996.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary communication. London: Edward Arnold, 1998.

MANRESA, Mireia; REAL, Neus. (orgs.). Digital Literature for Children: Texts, Readers and Educational Practices. Berlin: Peter Lang, 2015.

MARGALLO, Ana María. Cuestiones metodológicas en torno a la investigación de las respuestas lectoras a álbumes ilustrados. Cultura & Educación, v. 25, n. 4 p. 467-478, January 2013. DOI: https://doi.org/10.1174/113564013808906780.

MUNITA, Felipe. El sujeto lector didáctico: “lectores que enseñan y profesores que leen”. Alabe. Revista De Investigación Sobre Lectura Y Escritura, Almería, v. 17, January-June, 2018. DOI: https://doi.org/10.15645/Alabe2018.17.2. Acesso em 2 de abril, 2024.

RAMADA-PRIETO, Lucas. Esto no va de libros. 2017. 532 f. Tese (Doutorado em Didática da língua e da literatura) – Faculdade das Ciências em Educação, Universidade Autônoma de Barcelona, Bellaterra, 2017.

RAMADA-PRIETO, Lucas; FITTIPALDI, Martina; MANRESA, Mireia. Understand (through) Drifting: Characterization of the Average Empirical Reader in The Empty Kingdom. Ocnos. Journal of Reading Research, Budapest, v. 20, n. 1, pp. 96–107, March 2021. DOI: https://www.revistaocnos.com/index.php/ocnos/article/view/311.

ROSENBLATT, Louise M. Literature as Exploration. New York: Modern Language Association of America, 2014.

RUIZ BOLIVAR, Carlos. Mediación de estrategias metacognitivas en tareas divergentes y transferencia recíproca. Investigación y Postgrado, Caracas, v. 17, n. 2, p. 53-82, October 2002. Disponível em: https://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1316-00872002000200003&lng=es&nrm=iso. Acesso em 26 outubro, 2023.

RYAN, Marie-Laure. Avatars of Story. V. 17. Mineapolis: University of Minnesota Press, 2006.

SANTAELLA, Lucia. A estética das linguagens líquidas. In: SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila (orgs.) Estéticas tecnológicas: Novos modos de sentir. São Paulo: Educ, 2011. p. 35-55.

SHIMAMURA, Arthur. Toward a Cognitive Neuroscience of Metacognition. Conscious Cognition, Tartu, v. 9, n. 2, p. 313-326, June 2000. DOI: 10.1006/ccog.2000.0450.

SOUZA, Solange Jobim; CARVALHO, Cíntia de Sousa. Ética e pesquisa: o compromisso com o discurso do outro. Rev. Polis Psique, Porto Alegre, v. 6, n. spe, p. 98-112, Janeiro 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-152X2016000100008&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 23 de outubro, 2023.

TURRION, Celia. Narrativa infantil y juvenil digital. ¿Qué ofrecen las nuevas formas al lector literario? 2014. 550f. Tese (Doutorado em Didática da língua e da literatura) – Faculdade das Ciências em Educação, Universidade Autônoma de Barcelona, Bellaterra, 2014.

UNSWORTH, Len; MILLS, Kathy. Multimodal Literacy. Curriculum and Pedagogy, Technology and Education, Languages and Literacies. Oxford Research Encyclopedia of Education, Oxford, 2017. DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.232.

WIESNER, David. Spot. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, Apple App Store, 2015. https://www.hmhco.com/about-us/press-releases/spot. Acesso em 23 de outubro, 2023.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nova era. Trad. Rodolfo Ilari, Mayumi Ilari. São Paulo: Contexto, 2018.

WOLF, Werner. O conceito de “Transmidialidade” e um exemplo: Repetição através das Artes/Mídias. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 213–232, May 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.35451.

Publicado

2024-08-14

Como Citar

Lima de Moraes, G., & Fittipaldi, M. (2024). A abordagem da multimodalidade no planejamento de situações de mediação de obras literárias digitais: um estudo de caso no GRETEL . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/64197

Edição

Seção

Artigos