Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?
Palavras-chave:
Leitura, Gêneros discursivos multimodais, Livros didáticosResumo
Neste texto, abordamos alguns aspectos envolvidos no ensino-aprendizagem de leitura, em particular a formação para o letramento visual. Procuramos observar o trabalho desenvolvido com os gêneros que aliam as linguagens verbal e visual, presentes nas atividades de leitura de duas coletâneas de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Nosso objetivo foi compreender em que medida as atividades colaboram para o desenvolvimento de capacidades leitoras requeridas para as especificidades desses gêneros. Para tal, recorremos aos pressupostos enunciativo-discursivos de abordagem sócio-histórica do Círculo de Bakhtin, aliados a fundamentos da Semiótica Social para a compreensão da multimodalidade. A análise dos dados revelou que a incidência dos gêneros multimodais nas duas coletâneas estudadas é pouco representativa. O tratamento didático em atividades de leitura não favorece a mobilização de capacidades leitoras específicas para esses gêneros e pouco contribui para a formação do letramento visual dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2012-11-30
Como Citar
Moreira da Costa, E. P., & Paes de Barros, C. G. (2012). Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(2), Port. 38–56 / Eng. 38. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10605
Edição
Seção
Artigos