Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?

Autores

  • Elizangela Patrícia Moreira da Costa Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso, Doutoranda em Linguística Aplicada pela PUC São Paulo
  • Cláudia Graziano Paes de Barros Universidade Federal de Mato Grosso/Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Leitura, Gêneros discursivos multimodais, Livros didáticos

Resumo

Neste texto, abordamos alguns aspectos envolvidos no ensino-aprendizagem de leitura, em particular a formação para o letramento visual. Procuramos observar o trabalho desenvolvido com os gêneros que aliam as linguagens verbal e visual, presentes nas atividades de leitura de duas coletâneas de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Nosso objetivo foi compreender em que medida as atividades colaboram para o desenvolvimento de capacidades leitoras requeridas para as especificidades desses gêneros. Para tal, recorremos aos pressupostos enunciativo-discursivos de abordagem sócio-histórica do Círculo de Bakhtin, aliados a fundamentos da Semiótica Social para a compreensão da multimodalidade. A análise dos dados revelou que a incidência dos gêneros multimodais nas duas coletâneas estudadas é pouco representativa. O tratamento didático em atividades de leitura não favorece a mobilização de capacidades leitoras específicas para esses gêneros e pouco contribui para a formação do letramento visual dos alunos.

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Biografia do Autor

Elizangela Patrícia Moreira da Costa, Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso, Doutoranda em Linguística Aplicada pela PUC São Paulo

Elizangela Patrícia Moreira da Costa é docente na Universidade do Estado de Mato Grosso. Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente cursa o doutoramento em Linguística Aplicada pela PUC São Paulo

Cláudia Graziano Paes de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso/Universidade de Lisboa

Cláudia Graziano Paes de Barros é doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É docente adjunto IV do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem e do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil. Atualmente, realiza estágio de pós-doutoramento no centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos bakhtinianos, estudos discursivos, ensino-aprendizagem de língua materna, letramento(s), e formação de professores.

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Moreira da Costa, E. P., & Paes de Barros, C. G. (2012). Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(2), Port. 38–56 / Eng. 38. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10605

Edição

Seção

Artigos