The Architecture of Virtual Learning Environments under the Conceptions of Bakhtinian Studies

Authors

  • Adolfo Tanzi Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Angela Lessa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Keywords:

Architectonic Form, Technological Tools, Virtual Learning Environments

Abstract

Grounded on the conceptual framework of Bakhtin’s architectonic form, we seek to demonstrate that the dimensions of a genre practiced in a virtual learning environment (VLE) are directly related to its design (conception, idealization, and form), that is, to its architectonic form as the design of a VLE, which can foster (new) multiliteracies, provide flexibility or not for multisemiotic genre practices in the contemporary world. To achieve this aim, we observed the design of two tools from two distinct VLEs; in one of them we found the influence of traditional school relationships of time and space (and power), generating an architectonic form of the traditional school characterized by its genres and literacies. In the other VLE, considering its architectonic form, we concluded that the design tends to favor the use of different modes of language - textual, graphic, sound, with static and dynamic images with easy communication/interaction in the contemporary technological media.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Adolfo Tanzi Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Iniciou seus estudos universitários na área da educação na Broward Community College, Florida - EUA. Foi acadêmico do curso de letras dupla licenciatura Inglês/Português da PUC-SP. É Mestre em Linguística Aplicada na área de concentração: Linguagem e Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e pós-graduando em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense. Atua profissionalmente como professor na Universidade São Judas Tadeu, na Escola Vera Cruz e como Gestor Pedagógico e de Pesquisas na Fundação Lemann no Projeto de Ensino Híbrido no Brasil (Blended Learning). Atua nos grupos de pesquisa ILCAE-PUC-SP, no LDP-Properfil - UNICAMP na linha de pesquisa Multimodalidade em materiais didáticos digitais interativos. Tem focado seus estudos no Design de ferramentas tecnológicas, na Pedagogia dos Multiletramentos e no Ensino Híbrido.

Angela Lessa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Língua e Literaturas Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), Mestrado (1979) e Doutorado 1996) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela mesma universidade (com estágio sanduiche na Universidade de Liverpool) e pós-doutorado em Estudos Linguísticos no IEL, UNICAMP. Foi Chefe do Departamento de Inglês e Vice-Diretora do Centro de Ciências Humanas da PUC-SP. Atualmente é professora titular e Coordenadora do Programa de Estudos Pós Graduados em LAEL. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, ensino-aprendizagem de línguas, letramento crítico, inclusão linguística e estudos surdos. É líder do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq: Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais ILCAE. O Grupo hoje desenvolve também pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos. Faz parte da Comissão Editorial da Revista Emotional and Behavioral Difficulties. Foi pesquisadora do projeto Education, Well Being and Emergent Economies in Brazil, Russia and South Africa sob a coordenação da Universidade de Bath e apoio do ESRS/ UK. Hoje, participa do Projeto Global Perspectives on Learning and Development with Digital Video-Editing Media desenvolvido em parceria com a Universidade de Creta, o Instituto de Educação da Universidade de Londres, a Universidade Estadual de Psicologia e Educação de Moscou, a Universidade Gratuita de Berlin e a Universidade Jawaharlal Nehru da Índia

Published

2014-11-21

How to Cite

Neto, A. T., & Lessa, A. (2014). The Architecture of Virtual Learning Environments under the Conceptions of Bakhtinian Studies. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(2), Port. 164–183 / Eng. 171. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/20485

Issue

Section

Articles