Arquitetura de ambientes virtuais de aprendizagem sob a ótica dos estudos bakhtinianos

Autores/as

  • Adolfo Tanzi Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Angela Lessa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Forma arquitetônica, Ferramentas tecnológicas, Ambiente virtual de aprendizagem

Resumen

Embasados nas concepções de forma arquitetônica de Bakhtin, procuramos demonstrar como as dimensões dos enunciados praticados nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) estão diretamente ligadas ao design (concepção, idealização e forma), ou seja, à forma arquitetônica de realização, defendido como o design de um AVA, que pode propiciar (novos) multiletramentos, flexibilizar ou não, em sua forma de realização, gêneros multissemióticos advindos do mundo contemporâneo. Para tanto, observamos o design de duas ferramentas em dois AVA distintos e concluímos que, no primeiro, o ambiente digital está baseado nas relações de tempo e espaço (e poder) da escola tradicional, gerando uma forma arquitetônica de realização de uma escola marcada pelos gêneros e letramentos escolares convencionais. No segundo, ao observarmos o todo arquitetônico, concluímos que o seu design propicia o uso de diferentes modos de linguagem – textual, gráfica, sonora, com imagens estáticas e dinâmicas, com fácil comunicação/interação com os meios tecnológicos da contemporaneidade.

 

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Biografía del autor/a

Adolfo Tanzi Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Iniciou seus estudos universitários na área da educação na Broward Community College, Florida - EUA. Foi acadêmico do curso de letras dupla licenciatura Inglês/Português da PUC-SP. É Mestre em Linguística Aplicada na área de concentração: Linguagem e Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e pós-graduando em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense. Atua profissionalmente como professor na Universidade São Judas Tadeu, na Escola Vera Cruz e como Gestor Pedagógico e de Pesquisas na Fundação Lemann no Projeto de Ensino Híbrido no Brasil (Blended Learning). Atua nos grupos de pesquisa ILCAE-PUC-SP, no LDP-Properfil - UNICAMP na linha de pesquisa Multimodalidade em materiais didáticos digitais interativos. Tem focado seus estudos no Design de ferramentas tecnológicas, na Pedagogia dos Multiletramentos e no Ensino Híbrido.

Angela Lessa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Língua e Literaturas Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), Mestrado (1979) e Doutorado 1996) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela mesma universidade (com estágio sanduiche na Universidade de Liverpool) e pós-doutorado em Estudos Linguísticos no IEL, UNICAMP. Foi Chefe do Departamento de Inglês e Vice-Diretora do Centro de Ciências Humanas da PUC-SP. Atualmente é professora titular e Coordenadora do Programa de Estudos Pós Graduados em LAEL. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, ensino-aprendizagem de línguas, letramento crítico, inclusão linguística e estudos surdos. É líder do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq: Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais ILCAE. O Grupo hoje desenvolve também pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos. Faz parte da Comissão Editorial da Revista Emotional and Behavioral Difficulties. Foi pesquisadora do projeto Education, Well Being and Emergent Economies in Brazil, Russia and South Africa sob a coordenação da Universidade de Bath e apoio do ESRS/ UK. Hoje, participa do Projeto Global Perspectives on Learning and Development with Digital Video-Editing Media desenvolvido em parceria com a Universidade de Creta, o Instituto de Educação da Universidade de Londres, a Universidade Estadual de Psicologia e Educação de Moscou, a Universidade Gratuita de Berlin e a Universidade Jawaharlal Nehru da Índia

Publicado

2014-11-21

Cómo citar

Neto, A. T., & Lessa, A. (2014). Arquitetura de ambientes virtuais de aprendizagem sob a ótica dos estudos bakhtinianos. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(2), Port. 164–183 / Eng. 171. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/20485

Número

Sección

Artigos