Vygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade

Autores/as

  • Maria Cecília Camargo Magalhães Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Wellington de Oliveira Universidade Metodista de São Paulo

Palabras clave:

Dialogismo, Alteridade, Colaboração crítica, Formação docente.

Resumen

Este artigo tem como objetivo estabelecer um diálogo entre pensadores como Bakhtin / Volochinov, e Vygotsky, na discussão dos conceitos de dialogia e alteridade. Aborda diferenças e semelhanças constitutivas nos pensamentos desses autores quanto aos conceitos e fornece diretrizes epistemológicas para discutirmos como esses conceitos operam no desenho das pesquisas com base na colaboração crítica que desenvolvemos em projetos de formação de professores. Discute, também, a linguagem e o seu papel constitutivo na compreensão dos contextos do agir colaborativo e crítico.

Descargas

Métricas

PDF views
7,319
Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026436
|

Biografía del autor/a

Wellington de Oliveira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de São Bernardo e da Universidade Metodista de São Paulo.

Publicado

2011-05-24

Cómo citar

Magalhães, M. C. C., & Oliveira, W. de. (2011). Vygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, (5), 103–115. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/4749

Número

Sección

Artigos