Vygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade

Auteurs-es

  • Maria Cecília Camargo Magalhães Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Wellington de Oliveira Universidade Metodista de São Paulo

Mots-clés :

Dialogismo, Alteridade, Colaboração crítica, Formação docente.

Résumé

Este artigo tem como objetivo estabelecer um diálogo entre pensadores como Bakhtin / Volochinov, e Vygotsky, na discussão dos conceitos de dialogia e alteridade. Aborda diferenças e semelhanças constitutivas nos pensamentos desses autores quanto aos conceitos e fornece diretrizes epistemológicas para discutirmos como esses conceitos operam no desenho das pesquisas com base na colaboração crítica que desenvolvemos em projetos de formação de professores. Discute, também, a linguagem e o seu papel constitutivo na compreensão dos contextos do agir colaborativo e crítico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Wellington de Oliveira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de São Bernardo e da Universidade Metodista de São Paulo.

Téléchargements

Publié-e

2011-05-24

Comment citer

Magalhães, M. C. C., & Oliveira, W. de. (2011). Vygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, (5), 103–115. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/4749

Numéro

Rubrique

Artigos