Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade

Autores/as

  • Maria Bernadete Fernandes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paula Tatiane Carréra Szundy Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Multiletramentos, Responsividade, Ato responsável, Formação

Resumen

Compartilhando com Rojo a assunção de que a filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin está imbuída da leveza de pensamento e plasticidade necessárias para compreensão e análise das práticas de multiletramentos na contemporaneidade, este artigo propõe-se a refletir sobre os significados de educar como ato responsável. Partimos do pressuposto de que uma educação responsável deve, a um só tempo, ser responsiva aos usos das múltiplas linguagens que (re)desenham as performances na contemporaneidade e propiciar o posicionamento crítico sobre esses usos. Relacionamos, então, concepções do Círculo como ideologia, dialogismo, gênero, hibridismo, responsividade, ato responsável, entre outras, com concepções sobre saberes docentes, visões de língua e linguagem construídas nos atravessamentos entre a Linguística Aplicada e os Estudos Culturais e a pedagogia dos multiletramentos desenhada pelo Grupo de Nova Londres para pensar sobre processos de formação responsivos à contemporaneidade.

 

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Biografía del autor/a

Maria Bernadete Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Maria Bernadete Fernandes de Oliveira é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba; mestrado e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PgEL (2005- 2009). Participa como organizadora dos livros Leitura, Escrita e Produção de Textos e Linguagem e Práticas Sociais . Publica regularmente em várias Revistas Científicas qualificadas e é membro do Conselho Editorial das Revistas Trabalhos em Linguística Aplicada, Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Revista Língua, Linguística e Literatura, Estudos de Psicologia e da coleção Bakhtin o inclassificável ( Mercado de Letras). Atua como professora e orientadora de mestrado e de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na área de concentração Linguística Aplicada. É líder do Grupo de Pesquisa, registrado no CNPq, Práticas Discursivas na Contemporaneidade

Paula Tatiane Carréra Szundy, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Paula Tatianne Carrera Szundypossui graduação em Letras - Faculdades Integradas Teresa D'ávilla (1995), mestrado em Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Letras Anglo-Germânicas e coordenadora do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi presidente da Associação de Lingüística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores e seus interesses de pesquisa incluem: ensino-aprendizagem de LE (língua estrangeira), formação de professores, ensino de LE para fins específicos, gêneros discursivos e ensino, práticas de letramento e multiletramentos na escola

Publicado

2014-11-21

Cómo citar

Oliveira, M. B. F. de, & Szundy, P. T. C. (2014). Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(2), Port. 184–205 / Eng. 191. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19345

Número

Sección

Artigos