Infográfico: modos de ver e ler ciência na mídia

Autores/as

  • Juliana Alles de Camargo de Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palabras clave:

Divulgação científica midiática, Infográfico, Descrição-Explicação, Argumentação, Letramento

Resumen

Este artigo objetiva analisar um infográfico de divulgação científica midiática (DCM).  Analisa-se, no infográfico, a informação da ciência otimizada por meio de recursos plásticos (eidéticos, cromáticos, topológicos) e verbais. Mostra-se que a configuração multissemiótica da infografia utiliza procedimentos descritivo-explicativos e argumentativos. O sujeito-alvo pode situar-se favorável ou não à verdade construída sincreticamente mediante palavras e imagens. Pode-se concluir que o infográfico DCM: realiza ação demonstrativo-argumentativa, quando apresenta evidências; divulga midiaticamente fatos e fenômenos científicos; integra ações de letramento científico formal e informal.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Juliana Alles de Camargo de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Linguística Aplicada, professora e colaboradora do grupo de pesquisas CCELD, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -Unisinos

Publicado

2016-03-28

Cómo citar

Souza, J. A. de C. de. (2016). Infográfico: modos de ver e ler ciência na mídia. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 11(2), Port. 190–206 / Eng. 195. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/23502

Número

Sección

Artigos