Análise do conto "A dama do cachorrinho". Paralelos entre as relações autor-personagem em Mikhail Bakhtin e Antón Tchékhov
Palabras clave:
Tchékhov, Bakhtin, Teoria bakhtiniana, Relações Autor – Herói, Narração tchekhovianaResumen
Os primeiros trabalhos de Bakhtin apontam as origens de sua teoria. O ineditismo deste artigo, então, consiste em comparar os trabalhos iniciais de Bakhtin, mais precisamente o ensaio “O autor e a personagem na atividade estética”, escrito nos anos 1920, com as visões de Tchékhov sobre a relação autor – personagem – leitor. Isso porque consideramos Tchékhov não apenas escritor, mas também teórico da criação verbal, o que mostraremos com trechos das suas cartas. Assim, o artigo apresenta uma análise do conto “A dama do cachorrinho”, de Anton Tchékhov, e a tese de que Tchékhov teve, já a partir do título, a intenção de relacionar o seu conto com o romance A dama das camélias, de Alexandre Dumas Filho.
Citas
ARCHÍNOVA, I. Kontsiéptsiia “Avtor – Gierói – Tchietátiel” v rabótakh M. M. Bakhtiná 1920-kh godóv [O conceito de autor – personagem – leitor nas obras de M. M. Bakhtin na década de 1920]. 2016, 53 f. Dissertação (Mestrado em filologia) – Universidade Estatal de São Petersburgo, São Petersburgo, 2016.
BAKHTIN, M.; DUVAKIN, V. Mikhail Bakhtin em diálogo: conversas de 1973 com Viktor Duvakin. Trad. Daniela Miotello Mondardo, a partir de edição italiana. São Carlos: Pedro e João Editores, 2012.
BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martin Fontes, 2003a. p.3-192.
BAKHTIN, M. M. Ávtor i gierói v estietítchieskoi diéiatiel’nosti [O autor e a personagem na atividade estética]. In: BAKHTIN, M. M. Sobrániie sotchiniénii v siemí tomákh. V. 1 Moscou: Izdátielstvo rússkiie slovarí Iazykí slaviánskoi kultúry, 2003b.
BAKHTIN, M. Peculiaridades formais da poesia de Viatcheslav Ivánov. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. São Paulo: Martins Fontes, 2003c. p.414-421.
BAKHTIN, M. Sobrániie sotchiniénii v siemí tomákh [Obras reunidas em sete volumes]. Moscou: Izdátielstvo rússkiie slovarí Iazykí slaviánskoi kultúry, 2003c.
BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. Tradução do russo Aurora Bernardini et al. São Paulo: Hucitec, Annablume, 2002.
BERLIN, I. Vstriétchi s rússkimi pisátieliami [Encontros com escritores russos]. In: BERLIN, I. Vospominániia ob Ánnie Akhmátovoi [Memórias de Anna Akhmatova]. Coletânea. Moscou: Soviétskii pisátiel’, 1991.
BRAIT, B. A personagem. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
DUMAS, A. A dama das Camélias. Tradução de Caroline Chang. São Paulo: L&PM Pocket, 2004.
DUVAKIN, V. D. Biesiédy V. D. Duvákina s M. M. Bakhtiny’m [Conversas de Duvákin com Bakhtin]. Мoscou: Progress, 1996.
FAUSTOV, А. К voprósu o kontsiéptsii ávtora v rabótakh M. M. Bakhtiná [Sobre a questão do conceito do autor nas obras de M. M. Bakhtin]. Fórmy raskry’tiia ávtorskogo soznániia (na matieriálakh zarubiézhnoi litieratúry). Voróniezh, 1986.
GOMIDE, B. Apresentação. In: NASCIMENTO, R. A. Tchékhov e os palcos brasileiros. Sāo Paulo: Perspectiva, 2018.
GRILLO, S. V. C., PINTO, A. L. G., CAMPOS, M. I. B. O autor e o ser humano por trás de Problemas da criação de Dostoiévski (1929). Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 3, p.1-23, nov. 2020. Disponível em: https://www.revistas. usp.br/linhadagua/article/view/178177. Acesso em: 8 jul. 2021.
KATÁEV, V. B. Literaturnye svjazi Tchekhova [Contactos literários de Tchékhov]. Moscou, Ed. da Universidade Estatal de Moscou,1989. Disponível em: http://apchekhov. ru/books/item/f00/s00/z0000017/st012. shtml. Acesso em: 8 jul. 2021.
KUBÁSSOV, A. Proza A. P. Tchekhova. Iskusstvo stilizacii [A prosa de A. P. Tchékhov. Arte da estilização]. 1998, 200 f. Monografia – Universidade Pedagógica do Estado dos Urais, Ekaterinburg,1998.
NASCIMENTO, R. A. Tchékhov e os palcos brasileiros. Sāo Paulo: Perspectiva, 2018.
SCHNAIDERMAN, B. Prefácio. In: TCHÉKHOV, A. ‘O beijo’ e outras histórias. 3 ed. Tradução de Boris Schnaiderman. São Paulo: Editora 34, 2010.
STIEPANOV, A. Probliémy kommunikátsii u Tchékhova [Problemas de comunicação em Tchékhov]. Moscou: Yazykí slaviánskoi kultùri, 2005.
TCHÉKHOV, A. A dama do cachorrinho e outros contos. Tradução de Boris Schnaiderman. 4. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
TCHÉKHOV, A. Cartas para uma poética. Trad. Sophia Angelides. São Paulo: Edusp, 1995.
TCHÉKHOV, A. P. Pólnoie sobrániie sotchiniénii I písiem v 30 tomákh [Obras e cartas completas em 30 volumes]. Písma [Cartas]: em 12 volumes. Academia de Ciências da URSS. Institút mirovói litieratúry imieni A. M. Gór’kogo. Мoscou: Nauka, 1974–1983. v. 4. Cartas, janeiro 1890 – fevereiro 1892. Мoscou: Nauka, 1975. Disponível em: http://ruslit. traumlibrary. net/book/chekhov-pss3021/chekhov-pss30-21. html. Acesso em: 8 jul. 2021.
TCHUDAKÓV, А. Poétika Tchékhova [Poética de Tchékhov]. Мoscou: Nauka, 1971.
SUKHÍKH, I. N. (org.) A. P. Tchékhov: pro et contra. São-Petersburgo: РХГИ, 2002.
VOINOVA N., STARETS, V. Dicionário russo-português. 2. ed. Moscou: Russki Yazik, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores le conceden a la revista todos los derechos autorales referentes a los trabajos publicados. Los conceptos emitidos en los artículos firmados son de absoluta y exclusiva responsabilidad de sus autores.





