O livro ilustrado para crianças como objeto cultural polifônico

Autores/as

  • Mariana Parreira Lara do Amaral UFMG
  • Hilda Aparecida Linhares da Silva Universiade Federal de Juiz de Fora
  • Mônica Correia Baptista Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Livro ilustrado, Literatura infantil, Polifonia

Resumen

Este artigo tem como objetivo recuperar, por meio de uma breve trajetória histórica, a constituição da identidade do livro ilustrado como objeto cultural polifônico. Na produção contemporânea do livro ilustrado, o diálogo que se estabelece entre texto e leitor é ampliado pela presença de diferentes semioses por meio das quais múltiplas vozes se fazem ouvir e atuam como potencializadoras de sentidos. O conceito bakhtiniano de polifonia é apropriado, neste artigo, no âmbito das reflexões sobre o livro ilustrado, para estabelecer uma contraposição a um tipo de literatura infantil de caráter moralizante e, por conseguinte, pautada numa perspectiva monológica. Para exemplificar os aspectos multimodais presentes nesse objeto cultural, analisam-se obras da autora Angela Lago, expoente da literatura infantil brasileira. Conclui-se que o livro ilustrado, por seu caráter polissêmico e polifônico, cria inúmeras possibilidades de leituras abertas e criativas para diferentes leitores.

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Publicado

2024-09-02

Cómo citar

Parreira Lara do Amaral, M., Aparecida Linhares da Silva, H., & Correia Baptista, M. . (2024). O livro ilustrado para crianças como objeto cultural polifônico . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/64065

Número

Sección

Artigos