<strong>A PÓS-GRADUAÇÃO COMO LÓCUS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE CURRÍCULO NO NORDESTE DO BRASIL</strong>

Autores

  • Francisca Pereira Salvino Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Palavras-chave:

produção de conhecimento – nordeste – interculturalidade

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as condições de produção e circulação do conhecimento no campo do currículo em universidades situadas no Nordeste, em seus arranjos e enredamentos com a política nacional de pós-graduação. Pelos propósitos que apresenta, a abordagem teórico-metodológica situa-se na vertente pós-estruturalista, tomando como referências pensadores como Ball (2001), Bhabha (2007), Foucault (2008), Gadelha (2009), Burity (2008), Laclau (2002; 2009), Lopes (2005; 2006), Mainardes (2006). Esse referencial permite uma análise mais condizente com as demandas, exigências e complexidades da sociedade atual, haja vista voltarem-se à diferença, à cultura, ao hibridismo, à resistência. Nessa perspectiva, sustento o argumento de que a produção do conhecimento e uma circulação mais equânime dessa produção ocorrerão, na medida em que as padronizações e pretensões universalizantes, bem como os processos de subjetivação e particularização inerentes à política de pós-graduação favoreçam a interculturalidade, ou seja, intensifique os fluxos de conhecimento entre diferentes regiões, locais, pessoas e grupos sem discriminação negativa.

Biografia do Autor

Francisca Pereira Salvino, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Doutora em Educação pela UERJ Professora da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Departamento de Educação

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Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Dossiê Temático - "CURRÍCULO: POLÍTICAS E COTIDIANOS"