<strong>CONHECIMENTO E CONSUMO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA ERA DA CULTURA MIDIÁTICA</strong>

Autores

  • Maria Alzira de Almeida Pimenta Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Martha Maria Prata-Linhares Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Palavras-chave:

conhecimento, mídia, leitura crítica, formação de professores, cultura digital

Resumo

A mídia tem sido um desafio para as instituições educativas. Ela aumenta em quantidades e em capacidade de processar informações fazendo com que a cada dia novas relações entre tecnologia, educação e conhecimentos sejam construídas. Com o desenvolvimento da interface de internet conhecida como web 2.0, a produção e a divulgação de conteúdos foram facilitadas e os jovens e as crianças, além de acessarem informações, passaram também a ser produtores de conteúdos. O acesso à mídia por parte de jovens e crianças influencia a maneira como aprendem e a relação que estabelecem com o conhecimento. Por outro lado, as empresas utilizam a mídia para promover vendas e seu lucro, implicando no aumento do consumo pela sociedade. As instituições educativas precisam definir formas para lidar com as implicações impostas pela crescente valorização do consumo, de produtos e de informações, que muitas vezes não vem acompanhada da valorização do conhecimento. Esta dinâmica é um desafio atual da educação e tema deste artigo que constitui-se de resultados de estudos teóricos e tem como objetivo estimular a reflexão sobre a influência da mídia, enquanto estimuladora do consumo, na conjuntura atual e sua repercussão nas demandas, atitudes e comportamentos de crianças e de jovens em fase de escolarização. Cumpre ressaltar, que a intervenção possível e premente na prática educativa passa pela leitura e utilização crítica da mídia. Considerando estes aspectos, a gestão e a formação de professores devem ser constantemente revistas.

Biografia do Autor

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas.Faz parte dos grupos de pesquisa Mediação Pedagógica – UFPB e Desenvolvimento profissional e trabalho docente na contemporaneidade – UNIUBE. Atualmente, é docente do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora e Mestre em Educação, Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado sanduiche na Faculdade de Educação da Universidade de Queen's em Kingston, Ontário, Canadá. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da  Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) . Coordena a pesquisa - Inovações Curriculares e o Uso da Web 2.0 : Flexibilidade nas Práticas e na Formação de Professores Universitários- e participa como pesquisadora nos projetos: Formação de Professores e Paradigmas Curriculares; e Media Literacy no Ensino Médio: atividades de leitura e escrita com professores e alunos.

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Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Artigos