Ensino superior privado entrada e permanência: estudantes ProUni e não bolsistas
Palavras-chave:
Ensino superior privado entrada e permanência, estudantes ProUni e não bolsistasResumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a política de ação afirmativa ProUni, programa universidade para todos, que trata da inclusão de estudantes de classes populares em instituição de ensino superior (IES) privado. Também faz uma primeira comparação entre estudantes do ProUni e os não bolsistas segundo a trajetória dos mesmos no ensino superior (ES). A discussão baseia-se no modelo econômico neoliberal brasileiro que privilegia o setor privado. Os conceitos de Bourdieu possibilitam compreender porque sujeitos de origem popular buscam o ES, nível de ensino próprio das classes médias. Os dados foram coletados em 2006, com estudantes que adentraram a universidade em 2005 e acompanhados longitudinalmente ao longo de alguns cursos por eles eleitos. Os dados foram obtidos a partir da entrevista semi-estruturada e da análise de documentos fornecidos pela instituição. O estudo preliminar nos leva a refletir sobre a importância do ES para estudantes com diferentes dificuldades. Os problemas apontam para um questionamento sobre o currículo desenvolvido pelas IES e se este atende as diferentes expectativas de estudantes cuja origem social é tão diferente. As falas dos estudantes bolsistas e o aproveitamento dos que chegaram ao final dos cursos mostram uma satisfação pela formação obtida. Sobre os não bolsistas os dados mostram que a permanência nos cursos é bastante tumultuada. As contradições entre os grupos são evidentes, apontando o desafio que as IES privadas enfrentam para atender expectativas de grupos sociais tão diferentes. A bibliografia marxista e a neoliberal, estudos de Bourdieu, Lahire, Sacristán e Apple direcionam nossa análise.
Palavras-chave: ensino superior; aproveitamento; ProUni; não bolsistas; currículo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.