<strong>THEATRUM CURRICULUM: SOBRE O DUPLO VER E PINTAR EM CURRÍCULO COM ANTONIN ARTAUD E O TEATRO</strong>

Autores

  • Thiago Ranniery Moreira de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marlucy Alves Paraíso Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

imagem, saber, teatro

Resumo

Este artigo busca nas linhas de força de Antonin Artaud e do Teatro da Crueldade e da filosofia de Gilles Deleuze elementos para tramar uma composição entre currículo e teatro. Problematiza a potência do saber e das imagens em um currículo a partir das quais é possível encontrar linhas de fuga desejosas da criação de outros mundos e de outros modos de ver e saber em um currículo. O argumento desenvolvido é de que os devires do Teatro da Crueldade de Artaud alimentam a existência de um currículo-teatro no território curricular. Explora, para isso, a dimensão ética e estética do saber e do pensamento como base no duplo ver e pintar posto em jogo pelo Teatro da Crueldade de Antonin Artaud. Ao inserir o teatro no pensamento curricular, um currículo tornar-se-ia um espaço outro capaz de duplicar a vida. Um duplo constituído pelos mundos que um currículo pode fazer ver e os mundos que um currículo pode compor. Currículo-teatro: um exercício de dar a ver o invisível, de dizer o indizível, de enfrentar o intolerável, de dar expressão ao informe e ao caótico que pulsa na vida de um currículo e de seus personagens.

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Publicado

2014-04-19

Edição

Seção

Artigos