AVALIAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE CURRÍCULO: RELAÇÕES QUE SE (DES)ENCONTRAM NA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p293-324Palavras-chave:
Currículo. Avaliação de Currículo. Reformulação Curricular.Resumo
O texto problematiza a relação avaliação e reformulação curricular a partir da análise de artigos publicados em eventos científicos e revistas no campo do currículo, como a ANPED – GT 12, Revista -Currículum, Currículo Sem Fronteira e Espaço do Currículo. A escolha desses lócus de investigação objetivou compreender/responder a hipótese de que ainda não existe uma relação intensa entre avaliação e políticas de currículos, avaliação e reformulação/construção curricular, quando muito uma relação esporádica demandada pela necessidade do grupo que está reformulando o currículo, do que propriamente algo consensual no sistema educacional brasileiro. A organização dos dados demonstrou escassez da temática avaliação de currículo, bem como da relação avaliação e reformulação curricular. Esses dados corroboram essa afirmação quando demonstram que existe um desencontro dessa relação nas narrativas e proposições de autores que descrevem as experiências sobre reformulação/construção curricular. Mas, esse resultado se mostra insuficiente para afirmar com segurança a hipótese aqui intencionada, sugerimos então a continuidade dessa investigação a partir da inclusão de outras fontes, como banco de teses e de outros periódicos da área da educação.
Referências
ARAUJO, Ana Cláudia; HOLANDA, Patrícia H. C. A avaliação do currículo do ensino médio integrado no Proeja: um diálogo com Cronbach. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, v. 4, nº 2, p. 322-336, setembro de 2011/março de 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/12346/7122>. Acesso em: 15 ago. 2012.
ARAUJO, Ivanildo Amaro de. Avaliação da educação básica: repercussões, tensões e possibilidades no currículo das escolas de periferia urbana. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, v. 6, n. 1, p. 107-120, 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/15998/9106>. Acesso em: 20 out. 2013.
APPLE, Michel. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BACHELARD, Gaston. A epistemologia. São Paulo: Martins Fontes, 1971.
BACHELARD, Gaston. A filosofia do não. Lisboa: Presença, 1991.
BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,2000.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.
BARREIROS, Débora. O sistema nacional de Avaliação da educação básica: vinculo entre avaliação e currículo. In. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 26ª RAANPED, 2003. Poços de Calda. Anais... Minas Gerais: ANPED, 2003. p. 1-16. Disponível: <http://26reuniao.anped.org.br/trabalhos/deborabarreiros.rtf>. Acesso em: 15 de março de 2012
BELLONI, I. A função social da avaliação institucional. In: DIAS SOBRINHO, J. D. E RISTOFF, D. (Org.) Universidade desconstruída: avaliação institucional e resistência. Florianópolis: Insular, 2000.
BRASILa, Resolução do Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno, 01, de 18 fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil]. Brasília, 09 de abril de 2002. Seção I, pp. 31.
BRASILb, Resolução do Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno, 02, de 19 fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil,]. Brasília, 04 de março de 2002. Seção I, pp. 09.
BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno, nº 01, de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil]. Brasília, 16 de maio de 2006. Seção I, pp. 11.
BURNHAM, Teresinha F. Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade : três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. Em Aberto, Brasília, v.12, n.58, p.3-13, abr./jun. 1993. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1885>. Acesso em: 20 nov, 1993.
CAVALCANTE, Rejane de Barros; PRESTES, Emilia Maria da Trindade. Curriculo e avaliação no Programa Brasil Alfabetizado. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, PB, v. 6, n. 3, p. 484-496, 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/18987/10534>. Acesso em: 06 nov. 2013.
CUNHA, Claudia Madruga. Currículos novos nos cursos de tecnologia e atualização biopolítica do trabalho docente. . In. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 33ª RAANPED, 2010. Caxambu, Minas Gerais. Anais... Minas Gerais: ANPED, 2010. p. 1-16. Disponível em: <http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT12-6922--Int.pdf>. Acesso em: 20 dez 2010.
DELEUZE, Gilles; GUARTTARI, Félix. O que é filosofia? Trad. Alberto Munõz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
EYNG, Ana. Politicas de currículo e avaliação: os resultados da avaliação definindo práticas curriculares. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, v. 3, n 1, p. 403-418, mar./set. de 2010. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/viewFile/9101/4789>. Acesso em: 14 nov. 2010.
FELDMANN, Marina; BRITO, Regina Marina. Formando pedagogos: uma arquitetura curricular diferenciada. Revista E-Curriculum, São Paulo, Pontífice Universidade Católica de São Paulo, v. 7, nº 2, agosto de 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/6828>. Acesso em: 15 out. 2011.
FELÍCIO, Helena M dos Santos; POSSANI, Lourdes de Fátima P. Analise crítica de currículo: um olhar sobre a prática pedagógica. Currículo sem Fronteira, v. 13, n. 1, p. 129-142, 2013. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss1articles/felicio-possani.pdf>. Acesso em: 13 set. 2013.
FERNANDES, Sandra Farias; ABRAMOVICZ, Mere. Mudança curricular na escola: o processo de implantação no olhar dos professores. In. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 37ª RAANPED, 2015. Florianópolis, Santa Catarina. Anais... Santa Catarina: ANPED, 2015. p. 1-16. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT12-3749.pdf>. Acesso em: 28 dez 2015.
FERREIRA, Vanessa do Rêgo; OLIVEIRA, Amurabi. A reforma curricular em Alagoas e o ensino de sociologia. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 8, n. 3, p. 453-470, 2015. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.453470/14753>. Acesso em: 9 dez. 2015.
FONSECA, Maria. A construção sócio-histórica do currículo de pedagogia na UFR (1980/90): entre influencias externas e internas. In. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 32ª RAANPED, 2009. Caxambu. Anais... Minas Gerais: ANPED, 2009. p. 1-16. Disponível em: <http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT12-5744--Int.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2012.
FRANGELLA, Rita. Disputas curriculares, disputas identitárias: o processo político de produção curricular num curso de formação de professores. In. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 28ª RAANPED, 2005. Caxambu. Anais... Minas Gerais: ANPED, 2005. p. 1-16. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT12-3506--Int.pdf>. Acesso em: 5 abr.2012
FRANGELLA, Rita. Currículo e identidade: A ANFOPE e seu papel na (re)formulação curricular dos cursos de formação de professores. In. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 30ª RAANPED, 2007. Caxambu. Anais... Minas Gerais: ANPED, 2007. p. 1-16 Disponível em: <http://28reuniao.anped.org.br/textos/gt12/gt121155int.rtf>. Acesso em: 14 mai,2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GARCIA, Maria. Textos e contextos: a reforma em curso de licenciatura na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). In. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 31ª RAANPED, 2008. Caxambu. Anais... Minas Gerais: ANPED, 2008. p. 1-16. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt12-4192-int.pdf>. Acesso em: 14 jan.2012
HERÁCLITO DE ÉFESO. Fragmentos. In. PRÉ-SOCRÁTICOS. Fragmentos, doxografia e comentários. São Paulo: Nova Cultura, 1991, p. 51-63 (Coleção Os Pensadores).
HYPOLITO, Álvaro Moreira; IVO, Andressa Aita. Politicas curriculares e sistemas de avaliação: efeitos sobre o currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, n. 11, v. 02, p. 376 – 392, 2013. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/16613/12464>. Acesso em: 10 out.2013.
KANT, Immanuel. Critica da razão pura. Trad. Valério Rohden e Udo Moosburger. In: Os pensadores (Kant I). São Paulo: Abril Cultural, 1980.
LEAL, Maria L. Gomes. Avaliação do projeto curricular do PROEJA do IFCE segundo a percepção dos alunos. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 6, n. 3, p. 562-574, 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/18994/10541>. Acesso em: 12 dez.2013.
LUXEMBURGO, Rosa. Reforma ou revolução? São Paulo: Editora Expressão Popular, 1999.
MACEDO, Elisabeth. Currículo: política, cultura e poder. Revista Currículo Sem Fronteiras, nº 2, v. 6, p. 98-113, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss2articles/macedo.pdf>. Acesso em: 16 nov.2006.
MATHEUS, Daniela dos Santos. Nexos entre currículo, avaliação e educação. In. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 36ª RAANPED, 2013. Goiânia, Goiais. Anais... Goiais: ANPED, 2013. p. 1-16. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt12_trabalhos_pdfs/gt12_2710_texto.pdf>. Acesso em: 16 dez.2013.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
NASCIMENTO, Debora; ANDRADE, Maria. A reestruturação do currículo do curso de pedagogia/UERN/CAMEAM: trajetória e debates. In. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 30ª RAANPED, 2007. Caxambu. Anais... Minas Gerais: ANPED, 2007. p. 1-16. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt12-3723-int.pdf>. Acesso em: 16 ago.2012
PASSOS, Carmesita. Elaboração de novos currículos. In. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 28ª RAANPED, 2005. Caxambu. Anais... Minas Gerais: ANPED, 2005. p. 1-16. Disponível em: <http://28reuniao.anped.org.br/textos/gt12/gt121116int.rtf>. Acesso em: 5jun. 2012
PEREIRA, Antonio. Pedagogia, formação do(a) pedagogo(a) e reformulação curricular na UNEB: desvelando nexos de uma experiência conflituosa. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, UNEB, ano 26, V. 15, p. 211-226, julh./dez. 2006. Disponível em: <http://www.uneb.br/revistadafaeeba/files/2011/05/numero26.pdf>. Acesso em: 01 de dezembro de 2006.
PEREIRA, Antonio. Currículo e formação do(a) pedagogo(a) frente as novas diretrizes do curso de pedagogia. Revista e-Curriculum, São Paulo, Pontífice Universidade Católica de São Paulo, v. 6, nº 1, p. 1-23, dezembro de 2010. Disponivel em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/6628>. Acesso em: 14dez. 2010.
PEREIRA, Antonio. O curso de pedagogia e as novas diretrizes curriculares: analise crítica de um currículo escrito. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 7, n. 2, p. 297-313, 2014. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n2.297313/11384>. Acesso em: 3 out. 2014.
PEREIRA, Maria S. Currículo, avaliação e trabalho pedagógico: um olhar tridimensional sobre a escola organizada em ciclos. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, v. 4, nº 2, p. 149-161, setembro de 2011/março de 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/12332>. Acesso em: 15 mai.2012.
RIBEIRO, Marilda; SILVA, Maria. Analise de um processo de reformulação curricular no ensino superior. Revista E-Curriculum, São Paulo, Pontífice Universidade Católica de São Paulo, v. 3, nº 1, dezembro de 2007. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3197>. Acesso em: 18 dez2007.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória, desafio á teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. 3ª ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados,1995.
SAUL, Ana Maria. A sistematização de auto-avaliação do Programa de Pós-graduação em Educação (Currículo) da PUC-SP. Revista de Estudos em Avaliação Educacional, n. 26, julh./dez. de 2002. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/viewFile/2187/2144>. Acesso em: 15 out.2010.
SGARBI, Paulo. Avaliação do currículo no cotidiano. Revista Currículo Sem Fronteira, v. 7, nº 2, p. 21-37, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol7iss2articles/sgarbi.pdf>. Acesso em: 5 set 2007.
SILVA, Maria de Lourdes Reis da. A Avaliação do Currículo na Rede Municipal de Ensino: um estudo multicaso e propositivo no contexto institucional de escolas do ensino básico de Salvador-Bahia. 2009. 278f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: <http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/handle/ri/11859>. Acesso em: 15 de nov. 2009 .
SOBRINHO, José Dias. Avaliação: políticas educacionais e reformas. São Paulo: Cortez, 2003.
SPERB, Dalilla C. Problemas Gerais de Currículo. 5ª ed. Porto Alegre: Editora Globo,1979.
THIESEN, Juares da Silva. Pelas malhas da rede: o que dizem os educadores catarinenses sobre a sua política curricular? In. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 35ª RAANPED, 2012. Porto de Galinhas, Pernambuco. Anais... Pernambuco: ANPED, 2012. p. 1-16. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT12%20Trabalhos/GT12-1286_int.pdf>. Acesso em: 2 dez.2012.
TYLER, Ralph Winfred. Princípios básicos de Currículo e Ensino. Rio de Janeiro: Globo, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.