A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PROJETOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO
Palavras-chave:
Educação Superior, Projetos de Expansão Universitária, Formação de Professores no Brasil.Resumo
A investigação realizada em curso de pós-graduação, nível de pós-doutorado (FEUSP, 2011) discute se a formação inicial dos professores, nos processos de expansão universitária (UFTM e UFU/FACIP), garantirá a formação do educador comprometido com a melhoria da Educação Básica. Na análise qualitativa, utilizamos as pesquisas bibliográfica, documental e levantamento, com aplicação de entrevistas. Os resultados evidenciaram que os cursos dos projetos de expansão, apresentam avanços: oferta de empregos para educadores, ampliação do acesso e abertura para Projetos Pedagógicos inovadores. Porém, há limitações: falta planejamento na infraestrutura, recursos escassos, desvalorização e precarização do trabalho docente, dentre outros. A expansão universitária, precisa de ser repensada para a concretização da Universidade Pública democrática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.