<strong>EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE</strong>
Palavras-chave:
Paulo Freire, teoria da educação, pedagogia críticaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar categorias relacionadas à ideia de educação e transformação no pensamento de Paulo Freire. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, tomando-se por base seis obras do autor. Trata-se, portanto, de um estudo interpretativo das ideias de Paulo Freire. Desenvolvemos nossas análises dialogando com autores clássicos do campo do materialismo histórico. Lançamos mão, ainda, de autores que comentam as obras deste pensador, incorporando um “discurso de segunda ordem”. Foram identificadas algumas ideias-chaves que se destacaram nos textos como as mais importantes relacionadas ao tema central, sendo elas: Liberdade e diálogo; conscientização, problematização e crítica; práxis e subjetividade. Constatamos que a ideia de transformação, na pedagogia de Paulo Freire, pode fornecer-nos elementos de compreensão a respeito dos fundamentos de sua teoria do conhecimento.Downloads
Publicado
2014-10-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.