<strong>INTERDISCIPLINARIDADE: TEMPO, ESPAÇOS, PROPOSIÇÕES</strong>

Autores

  • Ivani Catarina Arantes Fazenda Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Maria Ramos Sanchez Varella UNIP
  • Telma Teixeira de Oliveira Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, tempos, espaços, proposições

Resumo

O presente artigonasce do ato de “vislumbrar” uma possibilidade de criar um novo sentido para aEducação, a partir do que tem sido pesquisado sobre a temática daInterdisciplinaridade. Revelamos nossos primeiros escritos, numa tentativa deresponder a questões levantadas pelos participantes do Encontro AcadêmicoInternacional Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisae Extensão em Educação, Ambiente e Saúde, realizado pela CAPES[1],em 2012. Esse encontro reuniu profissionais de diferentes áreas do conhecimentodo Brasil, do México, França, Alemanha, Inglaterra. Para a elaboração destetexto, captamos com escuta afinada e olhar[2]atento, alguns detalhes de falas dos palestrantes consideradas pertinentes.Nossa intenção é apenas sumarizar alguns dos muitos questionamentos levantadospelos participantes. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade,da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- GEPI/PUC-SP[3]/CNPQ/UNESCO,coordenado por Fazenda, localizará a Interdisciplinaridade no espaço-temporal emostrará suas proposições neste artigo. Nas décadas de 60, 70 e 80, seu númerode pesquisas era reduzido e sua bibliografia pouco difundida, o que felizmentehoje não ocorre. A partir de 2000, a Interdisciplinaridade deixou de serquestão periférica, para tornar-se objeto central dos discursos governamentaise legais. Os escritos de Fazenda, Japiassu e Lenoir darão subsídios teóricos para este artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivani Catarina Arantes Fazenda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Departamento de Educação: currículo - linha da Interdisciplinaridade.

Ana Maria Ramos Sanchez Varella, UNIP

Universidade PaulistaEducação

Telma Teixeira de Oliveira Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós- Graduação em Educação: currículo - linha de Pesquisa Interdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

2014-01-21

Edição

Seção

Artigos