CURRÍCULO E CONHECIMENTO ESCOLAR NA SOCIEDADE DAS CAPACITAÇÕES: O ENSINO MÉDIO EM PERSPECTIVA

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Ensino Médio, Políticas de currículo, conhecimento escolar, neoliberalismo

Resumo

No presente artigo são examinadas as estratégias de regulação política e econômica que perfazem a constituição contemporânea do conhecimento escolar no Ensino Médio brasileiro. Para tanto, realiza-se uma análise textual de dois documentos publicados recentemente pela Unesco, com grande repercussão no Brasil, Reforma da Educação Secundária: rumo à convergência entre a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento de habilidade (2008) e Protótipos curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado (2011). Ambos os textos influenciaram diretamente os processos de diagnóstico, planejamento e implementação das políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil. Descrevem-se os modos pelos quais a constituição do conhecimento escolar no Ensino Médio em nosso País desloca-se de uma concepção marcada pela perícia, típica do capitalismo industrial, para outra ancorada na meritocracia. A mobilização desse deslocamento, evidencia-se em dois sistemas de raciocínio pedagógico emergentes na cultura do novo capitalismo, a saber: o objetivo pedagógico da formação de personalidades produtivas e a organização curricular do Ensino Médio como uma comunidade de aprendizagem.

Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2016-08-16

Edição

Seção

Artigos