<strong>ANÁLISE DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES EM UMA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA</strong>

Autores

  • Beatriz Corso Magdalena Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Iris Elizabeth Tempel Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosane Aragón Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação a Distância, Formação de Professores, Tecnologias Digitais na Educação, Análise Implicativa.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como os “pressupostos em ação” do curso X influenciaram nas mudanças de concepções e práticas pedagógicas dos alunos-professores, segundo os registros realizados por eles nos seus webfólios. O curso analisado foi realizado na modalidade a distância, destinado à formação em serviço de professores da rede pública. A concepção do curso privilegiou a metodologia interacionista-probematizadora e foi realizado com o uso intensivo das tecnologias digitais, notadamente a internet, buscando favorecer a aprendizagem em rede. Os dados empíricos desse estudo, compostos por diferentes postagens dos blogs de uma amostra de alunas-professoras, foram analisados com o apoio do software CHIC (Classification Hierárquique, Implicative et Cohérsive), enfocando as similaridades e implicações entre as categorias definidas para o estudo (compreensão da formação, concepções educacionais, práticas pedagógicas, mudanças na vida). Os resultados mostram que os pressupostos do projeto do curso foram traduzidos em ações de formação que alavancaram mudanças nas concepções pedagógicas dos alunos-professores, bem como mudanças na atuação profissional e na vida pessoal.

Biografia do Autor

Rosane Aragón, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de estudos Basicos, Area da Psicologia da Educacao; Coordenadora e Pesquisadora do Nucleo de Tecnologias Digitais na Educacao; Linha de pesquisa: Educacao a Distancia, Informatica na Educacao.

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Publicado

2015-03-31

Edição

Seção

Artigos