<strong>GESTÃO EDUCACIONAL E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ATUALIZAÇÕES NECESSÁRIAS DISPONÍVEIS PARA A CULTURA EDUCACIONAL</strong>

Autores

  • Robson Medeiros Alves Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação, Gestão Educacional, Novas Tecnologias

Resumo

A gestão educacional relacionada às novas tecnologias digitais da informação e comunicação tem assumido relevo na discussão sobre ações pedagógicas. Assim, neste texto, aborda-se a concepção de gestão como marca de ação humana com a máquina, em que administrador, educadores, educandos e família assumem papéis de protagonistas de um novo modo de educar, com a utilização das tecnologias como mediações pedagógicas que ampliam os recursos didáticos. Trata-se de uma cultura educacional que, desde a compreensão da força cultural, até a decisão por aceitar tal desafio, colocam a escola e as tecnologias digitais numa relação de complementariedade pedagógica a favor da aprendizagem. A questão volta-se para a necessidade de atualizações contínuas, fato que, em educação, não é  novo, mas que, em se tratando de tecnologias digitais, dada a sua organicidade enquanto recurso didático, comporta desafios diferentes, de natureza virtual e constantes substituições técnicas. Isso requer atenção especial do gestor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Robson Medeiros Alves, Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro

Filósofo, teólogo, cientista da religião, cientista social-antropólogo e pós doutor em educação. Trabalha como reitor do Colégio São João Gualberto/SP e leciona na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, membro do Comitê de Ética da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2014-10-08

Edição

Seção

Dossiê temático: WEB CURRÍCULO