<strong>GESTÃO EDUCACIONAL E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ATUALIZAÇÕES NECESSÁRIAS DISPONÍVEIS PARA A CULTURA EDUCACIONAL</strong>

Autores

  • Robson Medeiros Alves Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação, Gestão Educacional, Novas Tecnologias

Resumo

A gestão educacional relacionada às novas tecnologias digitais da informação e comunicação tem assumido relevo na discussão sobre ações pedagógicas. Assim, neste texto, aborda-se a concepção de gestão como marca de ação humana com a máquina, em que administrador, educadores, educandos e família assumem papéis de protagonistas de um novo modo de educar, com a utilização das tecnologias como mediações pedagógicas que ampliam os recursos didáticos. Trata-se de uma cultura educacional que, desde a compreensão da força cultural, até a decisão por aceitar tal desafio, colocam a escola e as tecnologias digitais numa relação de complementariedade pedagógica a favor da aprendizagem. A questão volta-se para a necessidade de atualizações contínuas, fato que, em educação, não é  novo, mas que, em se tratando de tecnologias digitais, dada a sua organicidade enquanto recurso didático, comporta desafios diferentes, de natureza virtual e constantes substituições técnicas. Isso requer atenção especial do gestor.

Biografia do Autor

Robson Medeiros Alves, Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro

Filósofo, teólogo, cientista da religião, cientista social-antropólogo e pós doutor em educação. Trabalha como reitor do Colégio São João Gualberto/SP e leciona na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, membro do Comitê de Ética da PUC-SP.

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Publicado

2014-10-08

Edição

Seção

Dossiê temático: WEB CURRÍCULO