<strong>CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO MULTIREFERENCIAL NA CULTURA DA MOBILIDADE</strong>

Autores

  • Tatiana Santos da Paz Universidade do Estado da Bahia
  • Isa Beatriz da Cruz Neves Universidade do Estado da Bahia
  • Lynn Rosalina Gama Alves Universidade do Estado da Bahia e Senai-CIMATEC

Palavras-chave:

cibercultura, cultura da mobilidade, currículo multiferreferencial

Resumo

Na cibercultura tudo parece estar em rede e a rede está em todos os lugares. As tecnologias digitais reconfiguram a mobilidade informacional, num processo que envolve alterações nas dinâmicas sócio-comunicacionais. Este novo contexto é inspirador para repensar o currículo educacional, sobretudo na perspectiva multirreferencial que dentre outras coisas rompe com a ênfase em aspectos como a disciplinaridade, tem o foco principal no alunado, valoriza a heterogeneidade e considera as distintas referências que fazem parte do universo dos sujeitos envolvidos nos processos de aprendizagem escolares e não escolares. Diante disto, este artigo tem como objetivo estabelecer uma interface entre o currículo multirreferencial e o atual contexto da interação com os dispositivos móveis digitais, através de argumentação teórica, revelando que a cultura da mobilidade proporciona uma base dinâmica de produção social de conteúdo, que pode propiciar a vivência de um currículo cada vez mais dinâmico, contextualizado e que prioriza o respeito as diferenças, os gostos, os interesses e as necessidades de cada um aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiana Santos da Paz, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade UNEB

Isa Beatriz da Cruz Neves, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduc – UNEB e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais

Lynn Rosalina Gama Alves, Universidade do Estado da Bahia e Senai-CIMATEC

Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduc – UNEB e Modelagem computacional do Senai – Cimatec e  Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais.

Downloads

Publicado

2014-10-08

Edição

Seção

Dossiê temático: WEB CURRÍCULO