<strong>CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO MULTIREFERENCIAL NA CULTURA DA MOBILIDADE</strong>

Autores

  • Tatiana Santos da Paz Universidade do Estado da Bahia
  • Isa Beatriz da Cruz Neves Universidade do Estado da Bahia
  • Lynn Rosalina Gama Alves Universidade do Estado da Bahia e Senai-CIMATEC

Palavras-chave:

cibercultura, cultura da mobilidade, currículo multiferreferencial

Resumo

Na cibercultura tudo parece estar em rede e a rede está em todos os lugares. As tecnologias digitais reconfiguram a mobilidade informacional, num processo que envolve alterações nas dinâmicas sócio-comunicacionais. Este novo contexto é inspirador para repensar o currículo educacional, sobretudo na perspectiva multirreferencial que dentre outras coisas rompe com a ênfase em aspectos como a disciplinaridade, tem o foco principal no alunado, valoriza a heterogeneidade e considera as distintas referências que fazem parte do universo dos sujeitos envolvidos nos processos de aprendizagem escolares e não escolares. Diante disto, este artigo tem como objetivo estabelecer uma interface entre o currículo multirreferencial e o atual contexto da interação com os dispositivos móveis digitais, através de argumentação teórica, revelando que a cultura da mobilidade proporciona uma base dinâmica de produção social de conteúdo, que pode propiciar a vivência de um currículo cada vez mais dinâmico, contextualizado e que prioriza o respeito as diferenças, os gostos, os interesses e as necessidades de cada um aluno.

Biografia do Autor

Tatiana Santos da Paz, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade UNEB

Isa Beatriz da Cruz Neves, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduc – UNEB e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais

Lynn Rosalina Gama Alves, Universidade do Estado da Bahia e Senai-CIMATEC

Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduc – UNEB e Modelagem computacional do Senai – Cimatec e  Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais.

Downloads

Publicado

2014-10-08

Edição

Seção

Dossiê temático: WEB CURRÍCULO