Protagonismo Juvenil: emancipação e resistência sob a ótica da experiência formativa com os Grêmios Estudantis na Diretoria de Ensino de São Carlos

Autores

  • Camila Perez Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Antonio Álvaro Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Palavras-chave:

Grêmios Estudantis, Experiência formativa, Emancipação, Resistência, Teoria Crítica.

Resumo

O presente relato visa apresentar a experiência de formação de Grêmios Estudantis desenvolvida na Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, a fim de problematizá-la a partir dos referenciais teóricos da Teoria Crítica, mais especificamente em relação aos conceitos de emancipação e resistência, tais como foram caracterizados por Theodor W. Adorno. Por meio da análise dos dados obtidos, foi possível concluir que a formação de Grêmios estudantis constitui-se um relevante espaço para manifestação das intervenções dos alunos que os compõem. Estas intervenções foram identificadas tanto no processo de discussão sobre as características de tais Grêmios, quanto na escolha dos alunos que compuseram sua estrutura administrativa. Quando os alunos são estimulados a participar efetivamente do processo de formação dos Grêmios torna-se possível pensar numa das formas como o conceito de emancipação, tal como foi elaborado por Adorno, se materializa no contexto escolar. Portanto, tais participações podem ser identificadas como atos de resistência à apatia e à dessensibilização do corpo discente, as quais prevalecem atualmente em muitas escolas brasileiras.

Biografia do Autor

Camila Perez Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Professora titular da Rede Pública Estadual de São Paulo. Atuou na Coordenadoria de Gestão da Educação Básica na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e atualmente é Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Carlos. Tutora e mentora em Educação à Distância.


Antonio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com estágio doutoral na Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha (bolsa do DAAD - Serviço alemão de intercâmbio acadêmico) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha, com bolsas CAPES e FAPESP. Foi Chefe do Departamento de Educação da UFSCar no período de agosto de 2000 a setembro de 2002 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar no período de dezembro de 2010 a agosto de 2011. No período de setembro de 2011 a maio de 2013 foi vice-Coordenador do mesmo programa de pós-graduação. Recebeu vários recursos da FAPESP, tais como auxílio para pesquisa, auxílio para publicação de livro, bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e auxílio para a realização do Congresso Internacional: "Teoria Crítica e Inconformismo", que ocorreu em 2008 na UFSCar. Foi Coordenador dos 24 Comitês Científicos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) durante o período de outubro de 2010 a outubro de 2012. É Professor-Doutor Associado da Universidade Federal de São Carlos, Editor-Associado da revista: "Educação e Sociedade" (CEDES/UNICAMP) e membro do conselho editorial da revista "Pädagogische Korrespondenz" (Frankfurt am Main, Alemanha). É bolsista-pesquisador do CNPq desde 2003, Assessor da FAPESP desde 2000 e da CAPES desde 2012. Atualmente, é professor-visitante do Departamento de Educação da Universidade de York, Inglaterra, por meio do Programa de Intercâmbio com Grupos de Pesquisa do Exterior promovido pela FAPESP (BPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria Cultural, Novas Tecnologias, Violência e Educação,Teoria Crítica e Educação, Theodor W. Adorno e a Escola de Frankfurt.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Ensaio