<strong>CONTEÚDOS, CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS EM TEMPOS DE WEB CURRÍCULO</strong>

Autores

  • Marlusa Benedetti da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Docente da área de Matemática no Colégio de Aplicação
  • Léa da Cruz Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Docente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação

Palavras-chave:

Web Curriculo, Projetos de Aprendizagem, Iniciação Científica, Tecnologias Digitais

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar os projetos de aprendizagem na modalidade de iniciação científica como um espaço profícuo para o desenvolvimento do Web Currículo, tendo como argumento a integração das tecnologias digitais e o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais ao currículo da Educação Básica. Ao apresentar a sociedade do conhecimento são apreciadas as condições necessárias  para a integração das tecnologias digitais ao contexto escolar.Definem-se as etapas dos Projetos de Iniciação Científica destacando que os mesmos se constituem como Projetos de Aprendizagem. Através da metodologia de estudo de caso, analisam-se evidências nas as falas dos professores em relação à construção dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais pelos alunos  dentro do Projeto Pixel. Um projeto de reestruturação curricular, no qual, os alunos desenvolvem projetos de iniciação científica. Destaca-se este artigo como parte da análise realizada na pesquisa de doutorado denominada  "A inclusão da instituição escola na cultura digital e a construção de novos paradigmas a partir da iniciação científica na educação básica", desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marlusa Benedetti da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Docente da área de Matemática no Colégio de Aplicação

Licenciatura Plena em Matemática-UFRGS, Mestre em Educação em Ciências e Matemática-PUCRS, Doutora em Informática na Educação-UFRGS, Pesquisadora do Laboratório de Estudos Cognitivos-UFRGS

Léa da Cruz Fagundes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Docente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação

Graduada em Pedagogia e Psicologia-UFRGS, Mestre em Educação-UFRGS, Doutora em Ciências e Psicologia-USP, Cocente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação-UFRGS, Coordenadora de Pesquisa do Laboratório de Estudos Cognitivos-UFRGS

Downloads

Publicado

2014-10-07

Como Citar

Rosa, M. B. da, & Fagundes, L. da C. (2014). <strong>CONTEÚDOS, CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS EM TEMPOS DE WEB CURRÍCULO</strong>. Revista E-Curriculum, 12(2), 1189–1211. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/20167

Edição

Seção

Dossiê temático: WEB CURRÍCULO