<strong>PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA ROBÓTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA INTEGRANTE DO PROJETO UCA-UNICAMP</strong>
Palavras-chave:
Projeto UCA, Robótica Pedagógica, Material Alternativo, Currículo, Formação de professoresResumo
O projeto Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação - MEC, em desenvolvimento no contexto da Robótica Pedagógica, tem como parceiros o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do município de Campinas e uma escola municipal desta cidade. No Estado de São Paulo o projeto UCA-UNICAMP foi responsável pela preparação das equipes locais de formação, em outros três municípios, Pedreira, São Paulo e Sud Mennucci, no uso de computadores classmate (http://pt.wikipedia.org/wiki/) integrados ao currículo. A partir de 2010, a área de Robótica Pedagógica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED/UNICAMP tem desenvolvido pesquisa com vistas à utilização do computador classmate para controle de dispositivos robóticos com finalidades educacionais. Pelo fato da Robótica Pedagógica se tratar de uma área de conhecimento interdisciplinar, a realização de atividades de pesquisa nesta área envolvendo alunos e professores na sala de aula, tem-se denotado extremamente interessante como forma de diversificação do currículo, sobretudo do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa de formação de professores realizou-se num contexto de uso do computador classmate, em sala de aula, para trabalhar a Robótica Pedagógica junto a uma Escola Pública, integrante do projeto UCA. Na metodologia de trabalho optou-se primordialmente na utilização de material alternativo de baixo custo e, no desenvolvimento de atividades passíveis de enriquecerem o ambiente de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar, de forma sucinta, algumas etapas e articulações que envolveram a pesquisa e os resultados alcançados no processo de implantação da Robótica Pedagógica no currículo da EMEF Elza MariaPellegrini de Aguiar.Downloads
Publicado
2014-10-08
Edição
Seção
Dossiê temático: WEB CURRÍCULO
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.