<strong>O CURRÍCULO EM DESTAQUE NA PROJEÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS</strong>
Palavras-chave:
Currículo, Licenciatura em Matemática, Tecnologias educacionais, Pesquisas do tipo estado da arte.Resumo
A familiarização com o computador e outras tecnologias na matemática é determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, porém a pesquisa de Gatti e Nunes (2009) alerta que os currículos dos cursos discutem a tecnologia, mas não preparam o professor para o seu uso. Essa incoerência entre o que a legislação determina e o que a pesquisa aponta nos leva a formular como objetivo: analisar como as tecnologias para o ensino da matemática têm sido contempladas nas pesquisas que investigam os cursos de Licenciatura em Matemática. Como referencial teórico, elaboramos indicadores sobre a incorporação das tecnologias na formação inicial do professor. Na pesquisa do tipo estado da arte, foram identificados 33 resumos de teses e dissertações, disponibilizadas nos bancos de dados da Capes e defendidas no Brasil entre 1996 e 2010, sobre matemática, formação inicial e tecnologias. Por meio da análise de conteúdo, constatamos que as dificuldades de integração das tecnologias na formação do licenciado em Matemática são: trabalho com o conteúdo específico, conhecimento das ferramentas tecnológicas, falta de equipamentos e reprodução de conteúdo. As categorias que indicam contribuições são: afirmativa de subsídio para aprendizagem matemática, postura ativa e reflexiva, interatividade com o conteúdo e poucos apontamentos sobre a necessidade de reestruturação do currículo. A análise de sete documentos completos indica que, para o uso das tecnologias pelos futuros professores de matemática, existe a necessidade de reestruturação curricular, sendo necessário um olhar crítico e detalhado nesse currículo pouco indagado e investigado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.