<strong>AS PRÁTICAS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS</strong>
Palavras-chave:
Educação Matemática. Prática Docente. Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC). Teses e Dissertações.Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão teórico-metodológica acerca da prática do professor que ensina Matemática e suas inter-relações com as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Escrever sobre essa prática significa abordar a epistemologia mediática das TDIC, nos processos de ensinar e aprender Matemática, isto é conceber as TDIC como cenários/contextos/comunidades de ensino e aprendizagem que estruturam os modos de pensar, fazer, comunicar, estabelecer relações com o mundo e representar e disseminar o conhecimento. Para tanto, nos baseamos em pesquisas e publicações, por nós realizadas sobre esta temática e também nos resultados parciais de uma pesquisa concluída de Mestrado, que objetivou identificar, evidenciar e compreender o movimento temático e teórico-metodológico das inter-relações das TDIC e a Formação, Prática e Modos de Pensar de Professores que ensinam Matemática. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, segundo a modalidade do Estado do Conhecimento da Pesquisa, em que desenvolvemos um mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, no Estado de São Paulo e selecionamos como objetos de investigação e análise setenta Teses e Dissertações em Educação Matemática, produzidas e defendidas nos Programas de Pós-Graduação da USP, UNICAMP, UFSCar, UNESP-Rio Claro, PUC-São Paulo e UNESP-Bauru, no período de 1987 a 2007. Neste artigo focamos na prática do professor que ensina Matemática, sob a perspectiva do conhecimento da prática e, para tanto, utilizamos o material de mestrado – o Estado do Conhecimento da Pesquisa, pautado nas Teses e Dissertações que tratam dos Aspectos didático-pedagógicos da Presença das TDIC nas práticas de ensinar e aprender Matemática. Tais aspectos, no presente artigo, chamamos de aspectos mediáticos das TDIC, nos quais destacamos a importância do professor em contextos permeados pelas TDIC, bem como os limites e possibilidades das TDIC nesse contexto. Com essas perspectivas, consideramos que o mapeamento advindo do Estado do Conhecimento da Pesquisa mostra a importância do professor como sujeito da pesquisa; o professor como pesquisador em sala de aula e no contexto da escola/instituição; e ainda, a contribuição das pesquisas para a prática do professor. Além disso, a investigação da prática docente acerca das presença das TDIC na Educação pode proporcionar aos professores, elementos teórico-metodológicos para a construção de um conhecimento da prática, o qual pode promover a criação de cenários/contextos/comunidades de ensino e aprendizagem interativos e investigativos de aprendizagem colaborativa, bem como privilegiar a criação de web currículos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.