<strong>PAULO FREIRE NA REDE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO PAULO FREIRE MEMÓRIA E PRESENÇA</strong>

Autores

  • Anderson Fernandes de Alencar Instituto Paulo Freire / Universitas Paulo Freire / Universidade Potiguar
  • Fernanda Soares de Campos Instituto Paulo Freire

Palavras-chave:

Paulo Freire, memória, conhecimento, democratização do acesso

Resumo

Este artigo apresenta a experiência do projeto “Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro”, financiado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Inicialmente, contextualizamos o leitor sobre quem foi o educador Paulo Freire, sua relevância social e, em seguida, apresentamos os objetivos do projeto aqui tratado, as ações realizadas visando à organização, catalogação e disponibilização do acervo, destacando, dentre outras, a higienização/identificação de marginálias, catalogação (tombamento, classificação e indexação) da biblioteca pré-golpe, revisão da catalogação da biblioteca pós-golpe, implementação de notação (números de chamada), etiquetagem/“filipetagem” e reorganização física, leitura das estantes, sinalização e disponibilização da base de dados virtual, seguido pelas ações de organização, catalogação e disponibilização do arquivo que contou com a elaboração do plano de desenvolvimento de coleções, desenvolvimento do plano de classificação, implementação e customizações no repositório digital, processamento técnico, digitalização e disponibilização do arquivo, definição de sistema de thesaurus, elaboração de vocabulário controlado de termos freirianos e indexação. Por fim, expõe o processo de locução de livros do educador e a disponibilização da sua memória na internet.

Biografia do Autor

Anderson Fernandes de Alencar, Instituto Paulo Freire / Universitas Paulo Freire / Universidade Potiguar

Instituto Paulo Freire / Universitas Paulo Freire / Universidade Potiguar

Fernanda Soares de Campos, Instituto Paulo Freire

Instituto Paulo Freire

Downloads

Publicado

2014-12-24

Edição

Seção

Artigos